Indústria de combustível americana avança vigorosamente na produção de SAF – 5 milhões de galões em 2021 e 52 milhões de galões no 1S24, em 11.09.24


Três anos depois da administração federal americana Joe Biden ter lançado o SAF Grand Challenge – “Grande Desafio SAF” – à indústria de combustíveis do EUA para atingir a meta de 3 bilhões de galões de produção de combustível de aviação sustentável puro (SAF) por ano até 2030, a indústria está avançando, escreveu Curt Epstein, editor-sênior da AIN, em post na plataforma on line da mídia no dia 11.

“Quando o definimos inicialmente, houve muitas discussões sobre se isso era muito ambicioso”, disse Alejandro Moreno, funcionário do Escritório de Eficiência Energética do DoE (Depto. de Energia), na manhã do dia 11 na Conferência e Expo Norte-Americana SAF em St. Minnesota. “Estamos agora no caminho certo para alcançá-lo e até mesmo superá-lo”, completou Moreno.

Em 2021, o EUA produziu 5 milhões de galões (18,95 milhões de litros) de SAF e, só nos primeiros seis meses de 2024, esse número saltou para 52 milhões de galões (197,1 milhões de litros) à medida que as instalações de produção continuam entrando em operação.

Na sessão do painel – uma rara ocasião que contou com a participação de altos funcionários dos Departamentos de Energia, de Agricultura (DoA) e dos Transportes (DoT) – palavras como “entusiasmado, otimista e orgulhoso” foram utilizadas pelos servidores para descrever os seus sentimentos sobre o progresso na produção de SAF no EUA.

“O SAF é a única coisa disponível hoje que pode se adequar às aeronaves e aos aeroportos de hoje com a infraestrutura de hoje”, disse Annie Petsonk, secretária assistente de aviação e assuntos internacionais do DoT. “Isso é muito importante porque as aeronaves de hoje ainda vão. voaremos amanhã, daqui a 10 anos e, potencialmente, daqui a 20, 30 ou 40 anos, para que haja um mercado sustentável para o SAF daqui para frente”, acrescentou Petsonk. [EL] – c/ fonte