Indústria de eletrônica/aviônica para aviação geral/executiva mantém vendas de equipamentos em crescimento, com predomínio dos serviços de retrofit e reposição, em 11.11.21


A indústria de eletrônica-aviônica para aviação geral registrou mais de US$ 1,7 bilhões em vendas nos primeiros nove meses do ano, representando um aumento de 5,4% na base de comparação anual (ano x ano), de acordo com estatísticas divulgadas nesta quarta dia 10, pela AEA – Aircraft Electronics Association (Associação de Eletrônica Aeronáutica).

Mantendo-se fiel ao crescente interesse no mercado da aviação executiva, a maioria das instalações incluem todas as vendas eletrônicas para aeronaves executivas e da aviação geral, para incluir componentes e acessórios nas cabines de comando e de passageiros, atualizações de software, dispositivos portáteis, certificados, baterias, atualizações de produtos cobráveis ​​e hardware em aeronave.

Este montante de vendas considera a comercialização de eletrônicos para aeronaves da aviação geral e executiva, uma ampla gama de produtos para incluir equipamentos, mas não inclui reparo, revisão e garantia estendida ou serviços de assinatura. Do total de vendas até a data do ano, 53,7% vieram do mercado de retrofit e de instalação de equipamento após linha de produção de aeronave original, enquanto o restante (de 46,3%) se deveu a equipamentos para linha de montagem seriada de fabricantes de aeronaves.

Quase três quartos (75%) do volume de vendas de 2021, sendo 74,8% ocorreram nos EUA e no Canadá (ie, América do Norte).

As vendas no mercado têm crescido de forma constante nos últimos cinco trimestres (15 meses, ou 1 ano e três meses), com o trimestre encerrado mais recentemente (3T21) mostrando uma melhora de 5,8% em relação ao 1T21 e de 1,8% ao 2T21. Pelo 5º trimestre consecutivo no aumento das vendas em todo o mundo, este perfil ilustra o nível de recuperação econômica à medida que a indústria se esforça para voltar ao seu padrão pré-vírus.

Deve-se notar, no entanto, que as empresas pesquisadas (na apuração da AEA) não eram representativas de todo o mercado mundial de aviônicos por nenhum padrão rigoroso. A AEA descreve sua coleta de dados junto com o relatório e a lista de empresas que cooperam com a coleta de informações e desvios de relatórios para os maiores nomes da aviação americana. Appareo, ALTO Aviation, BendixKing, Collins Aerospace, Garmin, Honeywell, L3Harris e Universal Avionics são nomes familiares na indústria de aviônica e hardware de vôo, mas estão longe de ser os únicos participantes da indústria. Fabricantes menores como a LSA e a especialista experimental Dynon está notavelmente ausente da lista da AEA, por exemplo, mas sua presença crescente em painéis em todas as feiras de negócios indicaria o ganho de participação de mercado.

“Estamos animados por este relatório indicar que as vendas da indústria continuam em tendência de crescimento, apesar da persistência da pandemia e das mudanças nas forças do mercado”, disse o presidente e CEO da AEA, Mike Adamson. “Embora a indústria tenha visto vendas robustas durante alguns momentos sem precedentes, ainda existem desafios para superar com a cadeia de abastecimento e força de trabalho enquanto fechamos o ano e olhamos para 2022”, completou Adamson. [EL] – c/ fontes