INFRACEA vence licitação para administrar terminal de Umuarama, no PR, com responsabilidade de criar melhores condições para o aeroporto poder receber aeronaves de transporte regional de maior porte, em 28.01.22


A INFRACEA Aeroportos, uma empresa de Brasília (DF) com expertise em diversos segmentos/serviços do setor aeroportuário, venceu licitação para contratação de gestão, manutenção e operação do Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho (SSUM), em Umuarama, no noroeste do Paraná, segundo a prefeitura. O contrato com duração de um ano é de R$ 1,5 milhões e deve ser assinado nos próximos dias.

Conforme o município, a empresa foi a única a atender as exigências do edital.

De acordo com a prefeitura, a empresa será responsável por criar melhores condições para o aeroporto, para que possa receber aeronaves maiores. Para isso, a empresa deverá criar um projeto com as adequações necessárias e, juntamente com a prefeitura, apresentar a proposta à ANAC.

A INFRACEA Aeroportos tem expertise em serviços de operação aeroportuária, administração, Certificação Operacional, NESO, AISO, projetos (civis e operacionais), Manuais, Planos, Programas, Controle de Tráfego Aéreo e capacitação. Desde janeiro de 2013, a INFRACEA está no mercado atendendo à industria aeroportuária. Atualmente, a empresa administra os seguintes oito (08) terminais/aeródromos públicos:
– Aeroporto Dix Sept Rosado, em Mossoró, no RN – SBMS
– Aeroporto Santa magalhães, em Serra Talhada, em PE – SNHS
– Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, em PE – SNRU
– Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, em Guanambi, na BA – SNGI
– Aeroporto Pedro Rabelo de Souza, em Paracatu, em MG – SNZR
– Aeroporto Regional Diomício Freitas, em Forquilhinha, em SC – SSIM
– Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto, SC – SNCP
– Aeroporto Antônio Correia Pinto de Macedo, em Lages, em SC – SBLJ

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Marcelo Adriano Lopes da Silva, com o novo contrato, a expectativa é que o lugar seja adaptado para receber aeronaves com capacidade de 70 passageiros. “Isso vai ajudar muito no acesso dos nossos empresários dos grandes centros e até fora do Brasil, e também aquelas pessoas que querem investir na nossa região. Isso vai facilitar muito. Nós precisamos dessa certificação junto à Anac para receber voos com aeronave de grande porte”.

Atualmente, o terminal tem capacidade para receber aviões de transporte regional menores, com capacidade para até nove passageiros.

O Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho (SSUM), em Umuarama, dista cerca de 250 MN a NW de Curitiba/Aeroporto Afonso Pena (SBCT), com a divisa com MS a cerca de 40 MN a oeste; e dista cerca de 75 MN a SW de Maringá (SBMG) e de 73 MN ao norte de Cascavel (SBCA), no PR. Está em área de jusrisdição do CINDACTA II (FIR Curitiba/SBCW).

Localmente, o aeroporto localiza-se ao sul do centro urbano (a 5 Km do ponto mais elevado), e às margens da rodovia estadual PR-489/PR-323.

Em elevação de 1.552 pés, o aeroporto (SSUM) tem pista (04/22) de 30 x 1.430 m., de asfalto com resistência de pavimento PCN 19 e resistência de subleito baixa. ROTAER informa o deslocamento da cabeceira 22 de 60 m., resultando para pista 04 as distâncias operacionais TORA/ASDA/TODA/LDA de 1.370 m. e para pista 22 TORA/ASDA/TODA de 1.430 m. e LDA de 1.370 m.

O aeroporto tem homologação para operações VFR/diurna e noturna e IFR/diurna e noturna (mas não havendo cartas de operação IFR publicadas); já conta com ERAA (Estação de Radiodifusão Automática de Aeródromo – para informação meteorológica), com funcionamento 24H.