INFRAERO anuncia a assinatura da sua contratação para projetos de novo terminal de passageiros de Maringá/PR, dentro do projeto de ampliação do aeroporto, em 29.04.21

A INFRAERO anunciou que assinou nesta terça dia 27, com a empresa Terminais Aéreos de Maringá – SBMG S/A, contrato para elaboração de projeto básico de reforma, ampliação e modernização do Aeroporto Regional de Maringá – Silvio Name Júnior (SBMG), no noroeste do Estado do Paraná, a cerca de 200 MN de Curitiba (SBCT), e a 50 MN a SW-W de Londrina (SBLO).
Entre os serviços a serem entregues, destacam-se a revisão dos estudos preliminares, os projetos básicos de arquitetura, estruturas, fundações, sistemas elétricos, eletrônicos, hidrossanitários e de climatização, com o desenvolvimento com metodologia BIM, do novo Terminal de passageiros, que terá aproximadamente 8 mil m², o dobro do tamanho do atual. Além do projeto básico do novo Terminal, que compreende os serviços técnicos de Engenharia e Arquitetura, a INFRAERO ficará responsável pela elaboração do Termo de Referência (TR) que servirá para o Aeroporto contratar os Projetos Executivos (PE) e as obras de ampliação e modernização do Terminal de Passageiros.
O prazo de execução dos serviços é de 180 dias corridos, contados a partir do recebimento da Ordem de Serviço pela INFRAERO.
“Para a INFRAERO, é uma satisfação participar dessa etapa importante do desenvolvimento do Aeroporto de Maringá, que é tão estratégico para o Estado do Paraná. Aplicaremos nossa vasta experiência em modelagem de Terminais de Passageiros, o que prova que a INFRAERO está pronta para apoiar no desenvolvimento dos aeroportos regionais”, afirma o superintendente de Engenharia da INFRAERO, Giuliano Capucho.
O Aeroporto Regional de Maringá, que completou 20 anos no dia 25, possui “sítio” aeroportuário e entorno totalmente preservados pelo plano diretor da cidade, permitindo, assim, sua expansão.
Em elevação de 1.801 pés, o aeroporto opera (24H) vôos VFR e IFR (com procedimentos de saída e aproximação por navegação por satélite, para as duas cabeceiras), diurno e noturno, com serviço de controle de tráfego aéreo (Torre) em expediente parcial 06:30-18:30LT (09:30-21:30Z) e de informação de tráfego aéreo (AFIS) no período de 18:30-06:30LT (21:30-09:30Z), diariamente. O aeroporto conta com pista (10/28) de asfalto, com resistência de pavimento PCN 45, de 45 x 2.100 m., mas com distâncias operacionais declaradas de 2.380 m. para as duas pistas. A cabeceira 10 é dotada de sistema de indicação de rampa PAPI.
ROTAER informa a existência de “Obstáculo de Aeródromo”, com uma Torre não-iluminada “violando a superfície horizontal interna do aeródromo” com elevação de 637 m./2.090 pés (ie, 289 pés/88 m. AAL) com localização nas coordenadas 23º26’49,40”S / 051º59’11,20”W, à distância de 3.626 m. (1,95 MN) da cabeceira 28 no Azimute 053º, cerca de 2,4 MN a NE da pista.
Adicionalmente, ROTAER informa a concentração de pássaros nos setores de aproximação.
O aeroporto está na fase final das obras de ampliação e modernização de pista, pátio e implementação de modernos instrumentos de auxílio de navegação aérea (ALS e ILS). A pista (pouso e decolagem) passará para 2.380 m. e será a segunda maior do Estado do PR.
Os investimentos, oriundos de recursos do Governo Federal e Municipal, são de R$ 81,5 milhões. As obras devem ser entregues no primeiro semestre de 2021.
“O novo terminal de passageiros faz parte do Planejamento Estratégico da atual gestão municipal, comandada pelo prefeito Ulisses Maia. Temos como prioridades a segurança operacional e o conforto dos passageiros. Trabalhamos em sintonia com o município para que, em um futuro próximo, Maringá seja referência no sul do Brasil no segmento logístico”, afirma o superintendente do Aeroporto Regional de Maringá (pela Terminais Aéreos de Maringá – SBMG S/A.), Fernando Rezende.
Atualmente, três principais cias. aéreas brasileiras operam no Aeroporto Regional de Maringá. Azul, Gol e LATAM ofertam vôos para Campinas e Guarulhos, em SP.