INFRAERO anuncia sua contratação para gestão do Aeroporto de Sorriso, no MT, em 28.01.22


Com notícia publicada no seu site no dia 27, a INFRAERO divulgou que foi contratada pela Prefeitura de Sorriso (MT), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para a gestão, operação e manutenção do Aeroporto Regional de Sorriso/Adolino Bedin (SBSO).

Os serviços a serem prestados pela INFRAERO consistirão da gestão administrativa e operacional do aeroporto, gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao seu funcionamento, bem como o atendimento aos requisitos estabelecidos nas legislações vigentes. A INFRAERO também ficará responsável por atividades como treinamentos obrigatórios, limpeza, comercialização de áreas externas, manutenções preventivas, apoio de TI, entre outros.

O prazo para prestação dos serviços é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período até o limite de 60 meses.

O Aeroporto Aeroporto Regional de Sorriso/Adolino Bedin (SBSO) dista cerca de 195 MN ao norte de Cuiabá (SBCY), e cerca de 35 MN ao sul de Sinop (SBSI), também no MT. Está em área de jusrisdição do CINDACTA IV (FIR Amazônica/SBAZ).

Localmente, o aeroporto localiza-se a NE do centro urbano (a 5 Km do ponto mais elevado), e às margens da rodovia federal BR-163.

Em elevação de 1.266 pés, o aeroporto (SBSO) tem pista (05/23) de 30 x 1.700 m., de asfalto com resistência de pavimento PCN 31 e resistência de subleito média. A cabeceira 05 é dotada de sistema PAPI.

O aeroporto tem homologação para operações VFR/diurna e noturna e IFR/diurna e noturna (de não-precisão nas duas cabeceiras). Para operação IFR, existem cartas de saída e aproximação para as duas cabeceiras, pir navegação por satélite (RNAV-RNP). O aeroporto é não-controlado, contando com serviço de informação de tráfego aéreo de aeródromo (AFIS), com “Rádio” Sorriso, – com expediente de funcionamento de segunda à sexta, nos períodos de 12:30-15:00Z (08:30-11:00LT) e 19:00-21:30 (15:00-17:30LT), e aos sábados, de 16:00-19:00Z (12:00-15:00LT), ou em outro horário por prévia solicitação com a operadora, com antecedência de 24 horas. O balizamento noturno (e farol rotativo) será ativado após Pôr do Sol por solicitação com antecedência mínima de 01 horas antes de partida ou chegada.

Conforme ROTAER, o aeroporto pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com categoria RCD 3C ou inferior. Estão proibidas operações de pouso na pista 23 de aeronaves civis com motorização à reação (“turbjato”).

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, pontua que o debate para a contratação de uma nova empresa iniciou em julho de 2021 com a participação da Comissão Aeroportuária, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Executivo e Legislativo. “Buscamos os dados no país todo em relação à aeroportos. Hoje dos 10 aeroportos que mais se destacam no país, seis são administrados pela INFRAERO”, explica Oliveira.

Além de assumir a responsabilidade das operações, a INFRAERO fará o desenvolvimento comercial do Aeroporto Regional de Sorriso/Adolino Bedin, que consiste na atração de atividades empresarias no sítio aeroportuário. Também apoiará na interlocução com todos os elos que compõem o sistema de aviação civil com o objetivo de alavancar as operações locais. “Hoje temos Cuiabá/Sorriso e vice-versa. A intenção é ofertar uma linha Sorriso/Brasília e outra Sorriso/Cuiabá/Campinas”, destaca Oliveira. “Agradecemos a todos que estiveram juntos nesse processo que foi bem cuidadoso e demorado”, frisa Oliveira.

O superintendente de Negócios da INFRAERO, Rodrigo Medeiros, destaca que a estatal aeroportuária tem vasto conhecimento em operações aeroportuárias, incluindo os desafios característicos dos aeroportos regionais. “Será um orgulho contribuir com o desenvolvimento da aviação na região de Sorriso. A INFRAERO conta equipes altamente capacitadas, prontas para prestar serviços de excelência em todo país e assim será com esse novo contrato”, acrescenta Medeiros.