INFRAERO assina contrato do novo TPS do Aeroporto de Paranavaí (PR), em 15.03.25


Em nota postada no dia 13, a INFRAERO divulgou a assinatura do contrato para o início das obras de construção do novo Terminal de Passageiros (TPS) e do novo estacionamento de veículos do Aeroporto Regional de Paranavaí (SSPI), no Paraná, a 233 MN a noroeste de Curitiba (SBCT). Numa solenidade no dia 13, o contrato foi assinado pelo próprio presidente da INFRAERO, Rogério Barzellay.

O futuro terminal oferecerá uma moderna e confortável estrutura em uma área de 713 m², com capacidade para receber até 200 mil passageiros por ano em fluxos operacionais de embarque e desembarque separados. O estacionamento contará com 27 vagas em frente ao novo terminal. O atual estacionamento tem capacidade de 20 vagas.

O Aeroporto de Paranavaí/Edu Chaves (SSPI) receberá um amplo conjunto de melhorias, que inclui: implantação de sistema de balizamento noturno, instalação de farol de aeródromo e de biruta iluminada, nova sinalização vertical de pista, regularização da RESA (Área de Segurança de Fim de Pista) e da faixa preparada da pista. Também será feita uma nova sinalização horizontal no pátio de aeronaves e na pista e deverá ser concluída pelos órgãos competentes a homologação do PAPI, que já teve sua instalação finalizada. Além dessas, também haverá construção de muro patrimonial e de via de inspeção.

O investimento da INFRAERO é na ordem de R$ 30 milhões, com previsão de entrega de todas essas melhorias até o fim desse ano.

Barzellay destacou que a qualificação do Aeroporto de Paranavaí faz parte do compromisso do Governo Federal, via Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) E INFRAERO, no desenvolvimento da aviação regional. “Iremos garantir uma infraestrutura aeroportuária aprimorada com vistas a atender à crescente demanda e aumentar a segurança e a capacidade operacional do aeroporto, permitindo que possa receber vôos diurnos e noturnos e com aeronaves de maior porte”, disse Barzellay.

“Agradeço à INFRAERO e ao Governo Federal por investirem no Aeroporto Regional de Paranavaí. A nova infraestrutura do aeroporto colocará Paranavaí definitivamente na rota brasileira da aviação e, consequentemente, trará mais desenvolvimento econômico para toda a região noroeste do Paraná, gerando emprego e renda e fortalecendo o setor de turismo”, afirmou o prefeito de Paranavaí, Mauricio Gehlen.

”Hoje é um dia histórico para Paranavaí e toda a nossa região. Ver o Aeroporto Regional Edu Chaves modernizado, pronto para atender melhor a população e impulsionar o desenvolvimento local é motivo de grande orgulho. Trabalhamos com determinação para garantir que esse importante modal aéreo continuasse ativo e fortalecido, viabilizando os recursos necessários junto ao Governo Federal”, disse o deputado federal Tião Medeiros, que atuou na articulação para a transferência da gestão do Aeroporto de Paranavaí da prefeitura para a INFRAERO.

O MPOR também divulgou no dia 13, em nota no seu portal de notícias, a assinatura do novo contrato.               

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, destacou que as intervenções vão expandir o desenvolvimento econômico e turístico do município, além de garantir mais opções de voos aos passageiros. “Esse é um marco importante para os moradores e turistas que visitam um dos Estados mais bonitos do país. O aeroporto de Paranavaí é a principal porta de entrada da cidade, de modo que agora estamos proporcionando mais conforto e segurança aos passageiros. O governo do presidente Lula está transformando a infraestrutura logística do país e ampliando as opções de transportes a todos os brasileiros”.

A INFRAERO recebeu a outorga do Aeroporto Edu Chaves por meio da Portaria nº 10 do Ministério de Portos e Aeroportos, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 17/01/2024, passando a ser responsável pela administração, operação e exploração do terminal paranaense, com transição operacional do aeroporto da prefeitura de Paranavaí à INFRAERO no prazo de até 120 dias, a contar da data da publicação.
Na FIR Curitiba (SBCW), o aeroporto de Paranavaí dista 233 MN a noroeste de Curitiba (SBCT), e 35 MN a noroeste de Maringá (SBMG) e a 76 MN a oeste-noroeste de Londrina (SBLO) e a 62 MN a nordeste de Umuarama (SSMU), na região noroeste do PR. Presidente Prudente/SP (SBDN) dista 81 MN a nordeste, Três Lagoas/MS (SBTG) a 87 MN a norte e Dourados/MS (SBDO) dista 145 MN a noroeste.

Sob gestão da INFRAERO desde o ano passado, o aeroporto de Paranavaí, localizado a cerca de 3,5 km do centro da cidade, tem pista (13/31) de 30 x. 1.500 m., com cabeceira 13 deslocada 80 m., de asfalto (resistência PCN 13), homologada para operação VFR (diurna).

O aeródromo tem área total do pátio de aeronaves de 12.600 m²; são 6 posições remotas para parqueamento de aeronaves e 6 posições de permanência do pátio de manobras.

Conforme ROTAER, o parqueamento de aeronaves da aviação geral deve ser solicitado para autorização prévia da Administração Aeroportuária Local (INFRAERO) por telefone ou e-mail.

Atualmente, o aeródromo está apto a receber aeronaves de até 70 passageiros (categoria máxima de aeronave para utilização da pista 2C).

Com mais de 50 anos de experiência, a INFRAERO administra 34 aeroportos no país e atua como ‘braço’ executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária. A estatal aeroportuária tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.

No blog:
https://aib-el.com.br/infraero-anuncia-melhorias-no-aeroporto-de-paranavai-pr-com-papi-nova-sinalizacao-horizontal-de-patio-de-aeronaves-novo-sistema-de-balizamento-e-um-novo-terminal-de-passageiros-em-05-02-25/
https://aib-el.com.br/infraero-recebe-outorga-do-aeroporto-de-paranavai-pr-em-03-02-24/