INFRAERO assina contrato para elaboração de projeto para Terminal de Passageiros do Aeroporto de Ji-Paraná, em RO, em 24.03.22


Conforme notícia postada em seu site nesta terça dia 22, a INFRAERO assinou contrato com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia (DER-RO) para elaboração de estudos e projetos para construção de um terminal de passageiros (TPS) no Aeroporto de Ji-Paraná/“José Coleto” (SBJI), em Rondônia, a 178 MN a SE de Porto Velho (SBPV), na capital do Estado.

Os projetos a serem elaborados incluem terminal de passageiros, central de utilidades e depósito de resíduos sólidos, ajustes do sistema viário de acesso ao TPS, estacionamento de veículos, entre outros itens. Os projetos deverão ser desenvolvidos com metodologia BIM (Building Information Modelling) de gestão de projetos. O contrato com o DER-RO prevê a entrega de três produtos: (1) Estudos de Campo, (2) Projeto de Infraestrutura e (3) Projeto das Edificações. O prazo para execução e conclusão dos projetos é de 210 dias corridos, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço.

“Para a INFRAERO, é uma satisfação participar do desenvolvimento da aviação regional no Estado de Rondônia. Nossa equipe especializada tem grande experiência em modelagem de terminais de passageiros e, com certeza, entregará um projeto de alta qualidade para o Aeroporto de Ji-Paraná”, afirma o superintendente de Engenharia da INFRAERO, Bruno Velloso.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, ressalta que o Governo de Rondônia trabalha diariamente para melhorar a infraestrutura dos aeroportos do Estado. “Além dos diversos investimentos já realizados no Aeroporto de Ji-Paraná, agora focamos em construir um novo e moderno terminal para a população da região. O Governador Marcos Rocha determinou que o projeto seja elaborado por uma empresa especializada no ramo, um projeto completo e seguro para a população. Investir em melhorias, tecnologia e equipamentos para os aeroportos é uma missão gratificante. Sabemos que os aeroportos fomentam o progresso do Estado, facilitando o deslocamento de quem precisa viajar a negócios ou passeio”, finalizou.

O Aeroporto de Ji-Paraná/“José Coleto” (SBJI) tem homologação para operação VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna. Conta com serviço de informação de tráfego aéreo de aeródromo (AFIS) com expediente de funcionamento 10:00-22:00Z (06:00-18:00LT) diariamente, e serviço ERAA-MET (Estação de Radiofusão Automática de Aeródromo – para meteorologia), com funcionamento 24H (gerando reportes METAR/SPECI via sistema RedeMET). As operações noturnas deverão ser solicitadas ao gestor aeroportuário até às 18:00LT.

O aeroporto tem pista 03/21 de 45 x 1.800 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 30 e resistência de subleito baixa. A cabeceira 03 conta com sistema de indicação de rampa de aproximação PAPI. A operação no aeroporto conta com procedimentos IFR para as duas cabeceiras; a saída é com procedimento SID OMNI e quanto são dois procedimentos por navegação por satélite (RNAV-RNP), um para cada cabeceira. Mas NOTAM N0119, de 04/11/21, com validade de 04/11/21 até 30/04/22, informa a proibição de pouso na pista 21 para aeronaves em operação em horário noturno.

Conforme ROTAER, o aeroporto pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o código de referência 3C ou inferior.