INFRAERO e Itaipu Parquetec firmam parceria para modernização da operação aeroportuária no Paraná, para fortalecimento da aviação regional, em 26.06.25


Em nota no dia 13, a INFRAERO divulgou a sua assinatura e do Itaipu Parquetec, no dia 12, no doa 12, de um protocolo de intenções que estabelece diretrizes para um programa de cooperação técnica e institucional, com o foco na inovação e no fortalecimento da infraestrutura aeroportuária do Paraná.

A cerimônia que marcou o início dessa parceria contou com a presença do presidente da INFRAERO, Rogério Barzellay, e dos diretores comercial e de operações e serviços técnicos da estatal, Tiago Faierstein e Eduardo Gonzaga, respectivamente. Pelo Itaipu Parquetec, estiveram presentes o diretor-superintendente, Irineu Colombo, e os diretores de negócios e empreendedorismo, Eduardo de Miranda, administrativa-dinanceira, Clerione Herther, e de turismo, Yuri Benitez.

O acordo firmado prevê a promoção de estudos e levantamentos voltados à modernização, gestão e operação de aeroportos públicos localizados no Paraná. A assinatura do protocolo reforça o propósito conjunto das duas partes de atuar no desenvolvimento de ações que fortaleçam a malha aeroportuária, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico, turístico e logístico do estado. Representa também um passo estratégico na busca por soluções sustentáveis, eficientes e inovadoras para a aviação regional, unindo expertises complementares por meio do compartilhamento de experiências e recursos.

O presidente da INFRAERO destacou o potencial transformador da parceria com o Itaipu Parquetec, especialmente no contexto dos aeroportos regionais. Rogério Barzellay explicou que, embora a realidade dessas estruturas varie nas diferentes regiões do Brasil, as necessidades são semelhantes, entre elas a melhoria em tecnologia, infraestrutura e experiência técnica. “Temos uma oportunidade fantástica nessa união entre a Infraero e o Itaipu Parquetec, justamente em razão desses desafios comuns enfrentados pelos aeroportos regionais”, Barzellay disse. Barzellay ressaltou que o principal objetivo do convênio é fortalecer a aviação regional, criando oportunidades para que parcelas da população que ainda não têm acesso ao transporte aéreo possam se beneficiar desse modal, inclusive em situações críticas, como no atendimento à saúde. Enfatizou ainda o papel da tecnologia na modernização dos aeródromos já existentes. “A ideia é realmente que possamos unir esforços, recursos e pessoas, e fazer desse convênio um sucesso, não só para o Paraná mas para todo o Brasil”, concluiu Barzellay.

O diretor-superintendente do Itaipu Parquetec ressaltou a relevância da parceria com a Infraero, destacando a convergência de propósitos entre as instituições e o potencial da cooperação para gerar soluções que conectam pessoas, ideias e oportunidades. Para Irineu Colombo, o acordo simboliza não apenas uma colaboração técnica mas a construção conjunta de novos caminhos. “É uma alegria firmar esse acordo com uma empresa tão importante na história do Brasil, que tem experiência e conhecimento consolidados. Entramos nesse setor com o olhar voltado para o desenvolvimento de negócios, tecnologias e soluções que possam ser embarcadas nesse processo”, afirmou.

O Itaipu Parquetec é um ecossistema de inovação localizado em Foz do Iguaçu(PR), na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Reconhecido como o parque mais completo em soluções sustentáveis para tecnologias do futuro e transição energética, integra instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais. Promove o desenvolvimento de soluções para a sociedade, por meio de projetos e políticas de fomento à ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.