INFRAERO entrega sistema EMAS na cabeceira 35R de Congonhas, em 04.07.22
Em nota postada no dia 01 no seu portal, a INFRAERO divulgou que concluiu a segunda etapa das obras de modernização da infraestrutura da pista do Aeroporto de Congonhas (SBSP), em São Paulo. Em solenidade realizada nesta sexta (1º), foi entregue a conclusão das obras de implantação do sistema de contenção de aeronaves excursionadas da pista EMAS (Engineered Material Arresting System) na cabeceira 35L da pista primária do aeroporto.
O trabalho finalizado de implantação de sistema EMAS na segunda cabeceira da pista primária (17R/35L) torna o aeroporto da capital paulista o primeiro do país e único da América Latina com a tecnologia.
Iniciada em maio de 2021, a primeira etapa de instalação do sistema EMAS em Congonhas foi concluída em março último, com dois meses de antecedência. E em maio, dentro do prazo previsto em contrato, foi concluída a segunda cabeceira.
O sistema já pode ser usado em caso de emergência e consiste em novas áreas de escape com blocos de concreto que se deformam quando uma aeronave ultrapassa o limite final da pista, aumentando a segurança para pousos e decolagens no local.
O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e da INFRAERO, investiu R$ 122,5 milhões de recursos públicos oriundos do FNAC para implantar o sistema, que possui uma área de escape de 72 m. x 47,4 m. de dimensão na cabeceira 17R e de 64 m. x 47,4 m. na cabeceira 35L. A implantação dos sistemas requereu a concepção de estruturas por vigas e pilares com perfis metálicos capazes de suportar aeronaves e veículos usados na rotina do aeroporto. Completam o projeto obras nas pistas de taxiamento nas regiões próximas aos sistemas EMAS.
Congonhas com com duas pistas – a (primária) 17R/35L, de 45 x 1.940 m., de asfalto com resistência PCN 50, e a (secundária/auxiliar) 17L/35R, de 45 x 1.495 m., de asfalto com resistência PCN 38. As distâncias declaradas são:
RWY TORA (m.) ASDA (m.) TODA (m.) LDA (m.)
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17R 1.790 [=1.940-150] 1.790 1.940 1.660 [=1.940-150-130]
35L 1.790 [=1.940-150] 1.790 1.940 1.660 [=1.940-150-130]
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17L 1.345 [=1.495-150] 1.345 1.345 1.195 [=1.495-150-150]
35R 1.345 [=1.495-150] 1.345 1.345 1.195 [=1.495-150-150]
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Também foi entregue esse ano a infraestrutura para permitir a operação internacional da aviação geral executiva em Congonhas, suspensas desde a década de 1980. Após receber R$ 2,5 milhões em investimentos, o terminal internacional da aviação executiva conta agora com instalações para a Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Fazem parte ainda do conjunto de entregas as obras realizadas nos últimos três anos, como [i] a recuperação total da pista principal de pousos e decolagens, incluindo a aplicação da Camada Porosa de Atrito (CPA) que precedeu a instalação do EMAS, a [ii] a revitalização do pátio de aeronaves, [iii] a reforma e adequação das pistas de taxiamento e [iv] novo balizamento noturno da pista, recuperação de toda sinalização de pistas e pátios e construção de taludes nas cabeceiras da pista.
No terminal de passageiros, o conforto pode ser percebido com a implantação de novo projeto de iluminação, das novas fachada e calçada; e dos pisos do saguão central e da área de check-in. O passageiro também dispõe de mais segurança com o novo sistema de vigilância eletrônica; cancelas automáticas para o acesso às salas de embarque e o projeto de reconhecimento biométrico facial, em desenvolvimento. O aeroporto ganhou ainda nova climatização e revitalização das pontes de embarque. O mezanino na área do saguão central foi modernizado e o terminal agora possui novas coberturas para os ônibus que fazem o transporte até as aeronaves.