INFRAERO fará a gestão comercial do Aeroporto de Caçador, em SC, em 12.09.21


A INFRAERO divulgou que vai prestar serviços de gestão comercial no Aeroporto Municipal de Caçador/“Dr. Carlos Alberto da Costa Neves” (SBCD), a cerca de 138 MN a NW de Florianópolis (SBFL), no extremo noroeste do Estado de Santa Catarina. O contrato assinado com a Prefeitura de Caçador tem vigência de 24 meses (dois anos), podendo ser prorrogado.

O contrato prevê para a INFRAERO ações como definição do mix comercial, elaboração do Plano Geral de Mídia (publicidade) para o Terminal de Passageiros, fomento da atividade de logística de cargas (doméstica), prospecção de novos negócios, entre outras funções.

Uma gestão comercial eficaz traz facilidades para os clientes que passam pelo aeroporto ao ofertar serviços variados e necessários para os viajantes, além de contribuir com a geração de emprego e renda. Para o aeroporto, significa melhor geração de receitas que traz equilíbrio para suas despesas, contribuindo para torná-lo sustentável.

“Temos prestado serviços em diversas áreas aeroportuárias e essa será a primeira experiência na gestão comercial, o que demonstra a competência da Infraero. Podemos oferecer soluções customizadas e planejadas de acordo com as necessidades de cada aeroporto”, destaca o superintendente de Negócios da INFRAERO, Rodrigo Medeiros.

Em 2020, a INFRAERO já havia sido contratada pela Prefeitura de Caçador para a elaboração de Plano Diretor e de estudo preliminar e projeto básico para a recuperação e sinalização horizontal da pista (pouso/decolagem) do terminal catarinense.

A INFRAERO tem 48 anos e atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária. Sua rede é composta, atualmente, por 43 aeroportos, incluindo os 22 leiloados em abril/21, além de 5 contratos de gestão e operação junto a Estados e Municípios.

Desde segunda (06), a prefeitura de Caçador (SC) está recebendo propostas das empresas interessadas em elaborar o projeto executivo e realizar as obras de ampliação do Aeroporto “Dr. Carlos Alberto da Costa Neves” (SBCD). A abertura das propostas e a disputa de lances dos concorrentes estão marcadas para o dia 28 de setembro.

A licitação foi autorizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MINFRA) em maio e prevê investimento de R$ 13.383.626,65 milhões, do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), na implantação de faixas de pista e áreas de segurança do terminal.

Após a contratação e assinatura da ordem de serviço, a empresa vencedora terá 20 meses para executar os trabalhos.

Paralelamente às obras de terraplanagem para implantação de faixas de pista e áreas de segurança, haverá a ampliação da área patrimonial do aeroporto e serão executadas obras de drenagem e construção de nova cerca operacional. A pista (pouso/decolagem) irá incorporar espaço dos recuos de cabeceiras, passando a operar com 1.800 m. (um acréscimo de 175 m.) no total. Com isso, o aeroporto de Caçador terá uma das maiores pistas de Santa Catarina.

Em altitude 3.376 pés, o aeroporto de Caçador (SBCD) tem homologação para operação VFR e IFR diurna e noturna (embora não dispondo de procedimentos de operação de saída e aproximação IFR). Tem pista (02/20) de 30 x 1.625 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 25 e resistência de subleito alta. O aeroporto não tem serviço de controle de tráfego aéreo e de prestação de informação de tráfego aéreo.