INFRAERO firma contrato com Governo de RO para serviços técnicos no Aeroporto de Ariquemes, em 29.04.22


A INFRAERO divulgou em nota no seu portal a sua contratação pelo Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), para realização de serviços técnicos de engenharia e meio ambiente para o Aeroporto de Ariquemes (SJOG), situado a 87 MN a sudeste de Porto Velho (SBPV).

A proposta apresentada pela INFRAERO inclui a elaboração de projetos de engenharia nas etapas de serviços preliminares, estudos preliminares e projeto básico, além de consultoria e estudos ambientais. Os estudos e projetos abrangerão a recuperação da pista (pouso e decolagem) e Seção contra incêndio (SCI), entre outras melhorias.

Os serviços a serem realizados pela INFRAERO visam a operação de aeronaves categoria 3C, do porte máximo do modelo ATR72-600, com capacidade para até 72 passageiros, em condição de regras de vôo VFR.

Também serão fornecidos projetos e estudos (com uso da metodologia BIM) de terminal de passageiros do aeroporto.

Os projetos e estudos também contemplarão a área de estacionamento e vias de acesso.

Na área ambiental, a INFRAERO prestará consultoria para obtenção de Licenciamento Ambiental (Licenças Prévia e de Instalação), além de elaborar os seguintes documentos:
– Relatório de Controle Ambiental (RCA),
– Plano de Controle Ambiental (PCA), e,
– Elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTA).

A previsão é de que os serviços sejam prestados num prazo de 270 dias (9 meses) após a emissão da Ordem de Serviço.

A 87 MN a sudeste de Porto Velho (SBPV) e 93 MN a noroeste de Ji-Paraná (SBJI), também em RO, no setor NW-N do centro urbano, o aeroporto de Ariquemes (SJOG) tem pista (03/21) de 18 x 1.306 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 25 e resistência de subleito baixa, em elevação de 466 pés. O aeródromo tem homologação para operação VFR diurna, com circuito de tráfego com altitude mínima de 1.600 pés (1.134 pés AGL).
ROTAER informa a existência de obstáculo de aeródromo, “violando superfície do Plano Básico de Zona de Proteção do Aeródromo” (PBZPA), de uma torre com iluminação com elevação de 266 m./873 pés (124 m./407 pés AGL), com locação nas coordenadas 09º54’51,99”S/063º02’01,83”W, um ponto a 2,2 MN a sudeste (RM 173º) do aeródromo (ARP).

O presidente da INFRAERO, brigadeiro Paes de Barros, destaca que a estatal aeroportuária tem grande expertise em operações aeroportuárias e possui equipe pronta para desenvolver projetos em aeroportos de todos os portes. “Sabemos da importância da aviação regional para o país e queremos contribuir para o seu desenvolvimento”, afirma.

“Hoje é uma data extremamente importante para todo o Estado de Rondônia. Temos lutado por esta assinatura desde o início do mandato, e juntamente com a INFRAERO que tem a qualidade que o rondoniense merece sem onerar o nosso Estado, vamos ter em poucos meses a possibilidade de ver o Aeroporto de Ariquemes com uma arquitetura belíssima e a eficiência que só uma empresa com quase 50 anos de existência sabe fazer”, comemorou o governador do Estado, coronel Marcos Rocha.