INFRAERO implementando ações de melhoramento no Aeroporto de Mossoró (RN) para ampliação das operações do transporte comercial-regional, em 06.01.24

Três meses após ter recebido a outorga do Aeroporto de Mossoró/Dix-Sept Rosado (SBMS), no RN, a INFRAERO já vem realizando diversas obras e investimentos no aeroporto, proporcionando melhorias em segurança operacional, patrimonial e maior conforto aos passageiros.
Entre as ações já implementadas, estão as obras de adequação do Terminal de Passageiros, que teve a sala de check-in ampliada e a separação de ambientes para os passageiros que aguardam no saguão e para os passageiros que aguardam a inspeção, na sala de embarque.
Estas melhorias permitiram que o terminal começasse a operar novos vôos regulares a partir de 1º de janeiro de 2024. Estas novas rotas para Natal (RN) e Fortaleza (CE) são comercializadas pela LATAM e operadas pela Voepass em aeronaves ATR-72, com capacidade para até 70 passageiros.
Também neste período, a equipe técnica da INFRAERO elaborou o projeto para as obras de reforço, recapeamento e implantação de grooving na pista (pouso-decolagem), além de melhorias no pátio e na pista de taxiway. Estas obras são fundamentais para que o aeroporto possa receber aeronaves tipo jato na categoria 3C, com capacidade para até 189 passageiros.
A licitação está publicada com abertura prevista para dia 17 deste mês de janeiro.
No momento, aeroporto pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o código de referência 2C ou inferior. São permitidas operações de aeronave ATR-72 em Condições Meteorológicas Visuais (VMC) de acordo com os procedimentos especiais descritos no MOPS – Manual de Operações do Aeródromo.
Em elevação de 75 pés, o aeroporto tem pista (05/23) de 30 x 1.900 m. (sem restrição), de asfalto, com resistência de pavimento PCN 31 e resistência de subleito média, e pressão máxima admissível de pneus média (até 1,75 MPa, ou 253 psi). A pista tem sistema de luzes para balizamento (operação noturna) com luzes de cabeceiras, luzes laterais ao longo da pista a cada 60 m. e mais luzes da pista de taxiway.
O aeroporto é homologado para operações VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna. Operação noturna deverá ser precedida de solicitação com antecedência de 24 horas. Para operação IFR, existem procedimentos de saída e aproximação para as duas cabeceiras, com procedimento do tipo OMNI para partida das duas cabeceiras e procedimentos de aproximação por navegação convencional por VOR e navegação por satélite para as duas cabeceiras. O aeroporto opera vôos com serviço de informação de tráfego de aeródromo (AFIS) com expediente, diariamente, de 11:15-21:00Z (08:15-18:00LT), ou para demais horário por solicitação prévia com antecedência de 24 horas. O aeroporto conta com Estação de Radiodifusão Automática de Aeródromo (MET ERAA) operacional 24H, com funcionamento exceto durante expediência da AFIS.
Além disso, a construção de mais de 5.700 m. de muro patrimonial já foi licitada e as obras iniciam neste mês de janeiro.
Nos próximos meses, será publicada a licitação para instalação do PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão).
“Receber a outorga do Aeroporto de Mossoró tem possibilitado ampliar cada vez mais as melhorias e adequações necessárias para aumento do conforto e segurança dos usuários. A INFRAERO dará continuidade ao trabalho, aplicando a expertise que tem na administração de aeroportos e a vocação para o desenvolvimento da aviação regional”, ressaltou Roger Teixeira, gestor do aeroporto.
Há um ano, a INFRAERO assumiu a gestão e operação do terminal por meio do contrato firmado com o governo do Estado do RN. Desde então, a INFRAERO realizou melhorias, como:
– adequação de toda documentação operacional e cadastro do aeroporto perante a ANAC;
– elaboração e aprovação, em 10/03/2022, do novo Manual de Operações do Aeródromo (MOPS) – com a revisão e implantação de procedimentos em conformidade com o regulamento aplicável, atividade indispensável à manutenção do Certificado Operacional;
– elaboração do Plano Básico de Gerenciamento de Risco da Fauna (PBGRF), com ações imediatas e inéditas em prol da mitigação dos riscos da fauna, além de campanha de conscientização ambiental junto à comunidade local e visita de especialistas ambientais da INFRAERO;
– atualização do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO); e,
– aperfeiçoamento do Nível Equivalente de Segurança Operacional (NESO).
Com 50 anos de experiência, a INFRAERO administra 26 aeroportos no país e atua como ‘braço’ executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária. A INFRAERO tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.