INFRAERO participa do encontro de segurança operacional SMS Brazil 2024, em 07.10.24


Em nota no dia 04, no seu portal, a INFRAERO divulgou que marcou presença na edição de 2024 do SMS Brazil 2024, um seminário de gerenciamento de segurança (SMS – Safety Management), em um encontro internacional promovido pela ANAC nos dias 1º e 2 de outubro em São Paulo (SP).

O evento reuniu profissionais do setor, representantes de empresas e membros da academia com o objetivo de discutir problemas, soluções, novas metodologias e compartilhar experiências e informações sobre segurança operacional.

O superintendente de Gestão da Operação da INFRAERO, Paulo Eduardo Cavalcante, representou a operadora estatal no painel “Runway Safety (Segurança de Pista)”, no qual apresentou as implementações de processos e ferramentas no Aeroporto Santos Dumont (SBRJ), já baseados no GRF – Global Reporting Format (Formato de Reporte Global) da ICAO, e o projeto piloto de uma nova solução de mercado chamada RCR-Tool (ferramenta de RCR, de Runway Condition Report, ou reporte de condição de pista).

A RCR-Tool é uma ferramenta de modelagem de simulação para cálculo de quantidade e a localização da água depositada-acumulada numa pista, usando dados de precipitação em tempo real e a geometria da pista para fornecer subsídios e indicativos que podem melhorar as operações do aeroporto. A RCR-Tool é usada em conjunto com o Global Reporting Format (GRF), da ICAO, que exige que os aeroportos produzam um Runway Condition Report (RCR) sempre que as condições da pista mudarem. O RCR é um relatório padronizado que fornece informações sobre as condições da superfície da pista e como elas afetam o desempenho da decolagem e do pouso de aeronaves. O RCR é usado para melhorar a segurança, fornecendo aos pilotos um relatório padronizado globalmente sobre as condições da pista, permitindo-lhes melhor preparação para decolagem e pouso.

“Essa tecnologia inovadora consiste em sensores que medem continuamente a precipitação e fornecem informações precisas sobre as condições da pista, reduzindo a necessidade de intervenções, o que eleva a disponibilidade da infraestrutura e reduz os impactos às operações aéreas. A RCR-Tool está em uso em aeroportos internacionais como Rotterdam (Holanda), Munique (Alemanha) e Istambul (Turquia) e, agora, chega ao Aeroporto Santos Dumont para ser testada”, explicou Cavalcante.

Em sua apresentação, o superintendente compartilhou ainda percepções sobre o impacto deste projeto e o cronograma de implementação no Santos Dumont, que inclui um período de testes e integração com os sistemas do DECEA.

Entre os painéis realizados na SMS Brazil 2024, estiveram os de tema:
– “Cultura de Segurança Operacional – Safety Culture, mais do mesmo?”;
– “Compartilhamento de dados para o estabelecimento de uma cultura de Segurança Operacional”; e,
– “Transformando a aviação: explorando o impacto global da inteligência artificial, da automatização avançada e das soluções digitais na segurança da aviação”.