INFRAERO prestará serviços de manutenção/conservação de pavimento na pista primária do Aeroporto de Salvador/BA, em 10.05.22


Conforme notícia postada no seu portal no dia 05, a INFRAERO divulgou que firmou contrato com a operadora aeroportuária (por concessão) com a empresa Vinci Airports/Salvador Bahia Airport para a execução de serviços de remoção de borracha, medição de atrito e macro textura na pista principal de pouso e decolagem (10/28) do Aeroporto Internacional de Salvador/Deputado Luís Eduardo Magalhães (SBSV), na Bahia. Os serviços serão realizados até o fim do mês de maio e seguirão as normas estabelecidas pela ANAC.

Essas atividades de remoção de borracha, medição de atrito e macro textura de pavimento são de rotina em aeroportos para garantir as boas condições de aderência dos pavimentos das pistas.

O Aeroporto Internacional de Salvador/Deputado Luís Eduardo Magalhães (SBSV) tem duas pistas oblíquas entre si, independentes, a pista primária (10/28), de 45 x 3.003 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 73 e resistência de subleito alta, pressão máxima admissível de pneus alta (sem limite), a pista 10 dispondo de uma área livre (CWY) de 200 x 300 m., e a a pista secundária (17/35), de 45 x 1.518 m., com resistência de pavimento PCN 41 e resistência de subleito média, pressão máxima admissível de pneus média (entre 1,25 e 1,75 MPa, ou 181 e 253 psi). Conforme ROTAER, a pista 17/35 é disponível para operações ocasionais para uma condição de conjunto de resistência de pavimento de PCN 44 e resistência de subleito baixa.

As distâncias operacionais (“distâncias declaradas”) são:

RWY                TORA (m.)        ASDA (m.)        TODA (m.)        LDA (m.)
17/28                2.883                2.883                3.003                2.763
                        [=3.003-120]                                                     [=3.003-240]
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10/35                1.518                1.518                1.518                1.518
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A pista primária (10/28) opera vôos VFR diurna/noturna e IFR/diurna/noturna, pelas duas cabeceiras. A pista secundária 17/35 basicamente é utilizada em operações VFR, mas havendo um procedimento de aproximação RNP (RNAV) para cabeceira 10, com MDA de 1.030 pés (964’ AGL ou 1.002 pes acima da cabeceira 17), com “Curta Final” a partir de 3 MN do MAPt (na cabeceira 17) sendo executado em condição VMC (ou efetuando aproximação perdida).

O Aeroporto Internacional de Salvador/Deputado Luiz Eduardo Magalhães foi concedido à iniciativa privada por meio de leilão realizado em março de 2017. A vencedora do leilão, Vinci Airport Brasil, assinou Contrato de Concessão, com prazo de 30 anos, com A ANAC e a gestão pela concessionária controu com suporte da INFRAERO até janeiro de 2018.

O Salvador Bahia Airport faz parte da rede Vinci Airports desde 02/01/2018 através de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos. Desde então, o aeroporto tem incorporado padrões globais de operação, buscando entregar mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para os seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal de passageiros, um investimento de R$ 700 milhões que ampliou sua capacidade em 50%, de 10 milhões para 15 milhões de passageiros ao ano.

“Os serviços de manutenção preventiva são fundamentais para garantirmos a segurança das operações do Aeroporto de Salvador, que é uma das premissas da concessionária e da Vinci Airports. E INFRAERO atua com esse segmento há bastante tempo, garantindo um resultado eficaz”, reforça Yann Le Bihan, diretor técnico do Salvador Bahia Airport.

“Os serviços de manutenção preventiva são fundamentais para garantirmos a segurança das operações do Aeroporto de Salvador, que é uma das premissas da concessionária e da Vinci Airports. E INFRAERO atua com esse segmento há bastante tempo, garantindo um resultado eficaz”, reforça Yann Le Bihan, diretor técnico do Salvador Bahia Airport.

Para o superintendente de Gestão da Manutenção da INFRAERO Ricardo Miranda é uma satisfação firmar mais uma parceria com a Vinci, sabendo da relevância do aeroporto da capital baiana para o Estado e a malha aérea nacional. “Com a expertise da companhia [INFRAERO] em atividades de operações aeroportuárias e de manutenção, oferecemos aos aeroportos públicos e privados diversas soluções customizadas, adequadas ao porte e às necessidades de cada terminal”, destaca Miranda.

Presente em 12 países e 53 aeroportos mundiais, a Vinci Airports – com a unidade brasileira Vinci Airports Brasil – está presente no país como operadora aeroportuária via concessão dos aeroportos de Salvador (SBSV), na BA, e, por bloco, na região norte, de Manaus (SBEG), Tefé (SBTF) e Tabatinga (SBTT), no AM, de Porto Velho (SBPV), em RO, de Boa Vista (SBBV), em RR, e de Rio Branco (SBRB) e de Cruzeiro do Sul (SBCZ), no Acre, compondo um portfólio de oito aeroportos.