INFRAERO viabiliza Licença de Operação por órgão estadual ambiental do Aeroporto de Itacoatiara (AM), em 21.09.23


Conforme nota postada nesta quinta dia 21, a INFRAERO divulgou que o aeródromo de Itacoatiara (SBIC), no Amazonas, a 94 MN a leste de Manaus (SBEG), recebeu a Licença de Operação (LO) nº 275/2023, expedida pelo IPAAM – Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas.

A Licença de Operação (LO) autoriza a atividade aeroportuária na localidade, relacionando as condicionantes ambientais que devem ser cumpridas pelo operador do aeródromo, tais como o gerenciamento dos resíduos sólidos, realização de auditoria ambiental, gestão de recursos hídricos, controle no tratamento de efluentes, manutenções e obras, preservação e conservação ambiental, entre outras.

De acordo com a nota, a obtenção da LO foi viabilizada pelas ações conduzidas pela INFRAERO e fazem parte do escopo do contrato firmado entre empresa estatal e o então Ministério da Infraestrutura, por meio da SAC – Secretaria Nacional de Aviação Civil.

“A Licença de Operação tem validade de dois anos e atesta que o aeroporto está em conformidade ambiental perante o órgão licenciador e apto a desenvolver suas atividades regulares”, explica o superintendente de Meio Ambiente da INFRAERO, Fued Abrão Junior.

Como parte do contrato firmado com a INFRAERO, as obras no aeródromo de Itacoatiara foram iniciadas em dezembro de 2021, com os trabalhos de limpeza, cercamento operacional, terraplenagem e licenciamento ambiental. Essas etapas iniciais prepararam o caminho para a obra de recuperação do pavimento da pista (pouso e decolagem), concluída em dezembro de 2022.
Em elevação de 141 pés, o aeródromo (SBIC) conta com pista (14/32) de 30 x 1.520 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 10 e resistência de subleito alta, pressão admissível de pneu de até 1,25 MPa (181 psi), homologada para operação VFR diurna. Anteriormente, a pista tinha 1.515 m. de extensão, com resistência de pavimento PCN 8 e resistência de subleito baixa, pressão admissível de pneu de até 1,25 MPa (181 psi).

No blog:
https://aib-el.com.br/material-para-obra-de-recuperacao-da-pista-do-aeroporto-de-itacoatiara-am-sendo-transportado-por-balsas-pelo-rio-amazonas-em-26-02-22/
https://aib-el.com.br/minfra-anuncia-que-infraero-vai-adequar-tres-aeroportos-interioranos-do-am-fonte-boa-itacoatiara-e-maues-para-permitir-retomada-de-servicos-aereos-comerciais-do-transporte-regional-com-aeronav/