Início de entregas do Beechcraft Denali é adiado por um ano, para o 2S24, em 18.10.22


Na programação da feira de aviação executiva americana NBAA-BACE 2022, numa coletiva de imprensa, a Textron Aviation anunciou que as primeiras entregas do monomotor turboélice Beechcraft Denali foram adiadas em um ano. Agora, a previsão é que as entregas do Denali serão iniciadas no segundo semestre de 2024 (2S2024).

A Textron pontuou que o cronograma de entrega, que foi anteriormente antecipado para 2023, foi agora estendido para se alinhar com a produção do motor do avião, o Catalyst, da GE Aviation.

O Catalyst, um motor de 850 a 1.600 SHP, é o primeiro projeto de motor turboélice comercial em 50 anos da indústria aeronáutica. O motor também será primeiro a usar componentes impressos em 3D. Em maio, a Avio Aero, a unidade da GE Aviation que desenvolve e fabrica o motor, divulgou que completou quase 50% dos testes de certificação.

Quanto aos testes do avião, a Textron também divulgou que o terceiro e último protótipo de vôo Denali completou seu primeiro vôo, atingindo 250 KT e uma altitude de 17.500 pés durante uma operação de duas horas. Ao todo, a frota de testes do Denali acumulou cerca de 600 horas de vôo. [EL] – c/ fontes