Inoperância de equipamento criando problemas para operações (decolagem/pouso) e restringindo operação em condição VMC, no Aeroporto de Alta Floresta (MT), em 08.02.23


Fonte: g1 – 29/01/2023
O Aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias, em Alta Floresta (SBAT), a 347 MN ao norte de Cuiabá (MT), está sem o “aparelho que auxilia nas operações de pousos e decolagens”. A informação foi divulgada no último dia 28 pela operadora aeroportuária Centro-Oeste Airports (COA), concessionária responsável pelo aeroporto no norte do MT.

O aeroporto vem operando pousos e decolagens apenas em condição de vôo visual. Quando não sendo possível a operação visual, pousos ou decolagens não são realizados.

A prefeitura de Alta Floresta divulgou que o aeroporto está sob responsabilidade da COA e que não cabe ao município alguma responsabilidade sobre equipamentos. “Informamos ainda, que não fomos acionados/notificados sobre a situação, que o Poder Público Municipal está mantendo contato com a direção da COA no município e está à disposição para auxiliar no que for necessário”, informou a prefeitura em nota, para matéria do g1.

Segundo a COA, o funcionamento do equipamento é de responsabilidade do Poder Público Federal. A empresa disse que já solicitou atualização e previsão de reparo para o órgão responsável.


Informação complementar
:
O contrato de concessão de quatro principais aeroportos de MT – o Marechal Rondon, em Cuiabá (SBCY), e os regionais de Sinop (SBSI), Rondonópolis (SBRD) e Alta Floresta (SBAT) – foi assinado oficialmente em setembro de 2019. Os quatro aeroportos formaram o Bloco “Centro-oeste”, que foi arremetado em leilão de concessão, em abril (de 2019), pelo consórcio Aeroeste Aeroportos (com a concessionária COA – Centro-Oeste Airports). O bloco foi arrematado por R$ 40 milhões para uma concessão de 30 anos, com ágio de 4.739%, em relação ao lance mínimo inicial de R$ 800 mil. O cronograma previu a concessionária assumir os quatro aeroportos em novembro (de 2019).

Os quatro aeroportos – Marechal Rondon, em Cuiabá (SBCY), e os regionais de Sinop (SBSI), Rondonópolis (SBRD) e Alta Floresta (SBAT) – estão sob a operação da SOCICAM (pela COA – Centro-Oeste Airports) desde novembro de 2019.

O leilão dos aeroportos mato-grossenses integrou um lote de 12 terminais brasileiros localizados nas regiões nordeste, sudeste e centro-oeste.

Os quatro aeroportos mato-grossenses movimentam juntos cerca de 3,2 milhões de passageiros por ano, sendo que o maior fluxo é do Marechal Rondon, que em 2018, encerrou com movimentação de 3 milhões de embarques e desembarques. O aeroporto de Sinop recebe em média 150 mil passageiros ao ano, o de Alta Floresta 110 mil e de Rondonópolis 90 mil.

Em 2022, os quatro aeroportos administrados pela Centro-Oeste Airports (COA) apresentaram um aumento de 37% na movimentação de passageiros, em comparação a 2021, alcançando mais de 3,3 milhões de pessoas embarcando ou desembarcando nos empreendimentos. A movimentação de aeronaves também cresceu 22%, com mais de 48 mil pousos e decolagens no ano passado.

O Aeroporto Internacional de Cuiabá teve aumento de 38% na movimentação de passageiros e 21% no número de aeronaves. O Aeroporto de Sinop obteve o maior número de passageiros da sua história, com 308 mil pessoas, aumento de 80% em relação a 2021, e mais de 2,6 mil aviões, crescimento de 67%. O Aeroporto de Rondonópolis registrou aumento de 32% no movimento de passageiros e 16% na movimentação de aeronaves.

Já o Aeroporto de Alta Floresta cresceu 8% no número de passageiros e 15,76% na movimentação de aeronaves.
NA FIR Amazônica/SBAZ (jurisdição CINDACTA-IV), o “Piloto Osvaldo Marques Dias” (SBCY), em Alta Floresta, dista cerca de 75 MN a SW do aeroporto militar/Base do Cachimbo – Campo de Provas Brigadeiro Veloso/CPBV (SBCC), e cerca de 468 MN a leste-sudeste de Porto Velho/SBPV (em RO), a cerca de 427 MN a SW de Parauapebas-Carajás/SBCJ (no PA), 459 MN a oeste de Palmas/SBPJ (no TO) e 240 MN a SE de Jacareacanga/SBEK (no PA).

Em elevação de 948 pés, o “Piloto Osvaldo Marques Dias” (SBCY) tem pista (04/22) de 30 x 2.500 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 48 e resistência de subleito média. A faixa livre é de 300 x 2.620 m. O aeroporto tem homologação para operação VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna.

A operação IFR no aeroporto conta com procedimento IFR de saída do tipo OMNI, para decolagem das duas cabeceiras, e procedimentos de aproximação por navegação convencional por rádio-auxílio VOR/DME e por navegação por satélite (RNP), para as duas cabeceiras.

No aeroporto, está implantado o rádio-auxílio VOR/DME “Alta Floresta” (ATF), operado pela NAV Brasil. O rádio-auxílio baliza procedimentos de aproximação para as duas cabeceiras, e também as aerovias inferiores Z85 (CIA-ATF) e Z86 (BSI-ATF-JAC).

No momento, não há NOTAM publicado com informação de inoperância do rádio-auxílio ou indisponibilidade de quaisquer dos procedimentos de operação IFR.

A operação conta com serviços de informação de tráfego aéreo de aeródromo (AFIS), com a Rádio “Floresta” (operada pela NAV Brasil, com expediente diariamente de 11:15-20:45Z – 07:15-16:45LT); prorrogações ou antecipações no horário de funcionamento da Rádio “Floresta” deverão ser solicitadas no mínimo 24 horas antes da alteração desejada, sendo compulsória a coordenação e confirmação da autorização.

O aeroporto funciona diariamente de 10:00-22:00Z (06:00-18:00LT), demais horário sendo requerido de prévia solicitação com antecedência mínima de 06 horas, com solicitação de segunda a sexta, de 12:00-20:00Z (08:00-16:00LT), para a empresa SOCICAM.