Instituto Central de Hidrodinâmica-Aerodinâmica russo finaliza terceiro ciclo de pesquisa para avião-transportador de carga quadrimotor equivalente ao AN-124 melhorado, em 13.07.22
A Rússia está desenvolvendo uma nova “iteração” do avião-transportador de carga de próxima geração SLON (Elefante), como uma pretensa versão russa substituta para o modelo ucraniano AN-124-100 Ruslan, da Antonov.
O Instituto Central de Hidrodinâmica-Aerodinâmica (TsAGI) recebeu um contrato do Ministério da Indústria e Comércio da Rússia sob o projeto de pesquisa científica “Transport Technologies [Tecnologias do Transporte] – 2” para o trabalho.
No último dia 07, o Instituto Central de Hidrodinâmica-Aerodinâmica (TsAGI) divulgou um comunicado sobre a conclusão do terceiro “ciclo de pesquisa” no SLON, concentrando-se na aerodinâmica em vários modos e velocidades de vôo.
As especificações básicas do projeto exigem o transporte de cargas pesadas descomunais a uma distância de até 7.000 km (3.778 MN) a uma velocidade de cruzeiro de 459 KT com decolagem e pouso em pista tão curta quanto 9.843 pés (3.000 m.). A capacidade máxima de carga-paga comercial totaliza 180 toneladas, ou um terço (33%) a mais do que este valor para o AN-124-100 (120 toneladas). O aumento resulta do uso pretendido do turbofan PD-35, que produz quase 50% mais empuxo (35 tf.) do que o Ivchenko-Progress/Motor Sich D-18T (de empuxo de 22,9 ktf., ou 51.000 lbf.) que equipa o AN-124-100 Ruslan.
Como resultado da terceira iteração, o TsAGI introduziu várias correções do layout anterior do SLON. A mudança mais significativa envolve uma seção transversal da fuselagem ampliada para acomodar cargas mais volumosas. A carenagem aerodinâmica para os pontos de fixação da asa à fuselagem tornou-se menor. Os designers também melhoraram a forma dos pilones e naceles do motor para abrigar melhor o motor PD-35.
Um modelo aerodinâmico refinado para testes em túnel de vento incorpora as mudanças. Possui uma envergadura de 5,9 pés (1,8 m.) e um comprimento de cerca de 6,56 pés (2 m.). Os engenheiros usaram tecnologias 3D complexas em ferramentas de fabricação assistidas por computação para confecção das peças do modelo de escala reduzida (maquete).
Apesar da conclusão declarada do terceiro ciclo de pesquisa, o TsAGI pretende continuar com testes de vento adicionais até o final do ano, focados em condições típicas de vôo de cruzeiro. Para isso, o instituto usará seu túnel de vento T-106 funcionando em diferentes modos, incluindo densidade de ar variável. Nesta prorrogação, o modelo passará por testes com algumas versões alternativas de winglets (de asa).
O TsAGI define o SLON como “otimizado principalmente para aplicações civis”, enquanto o Ruslan atendeu tanto operação civil-comercial como operação militar.
“Graças à última decisão de ampliar a seção transversal da fuselagem, poderemos oferecer aos nossos clientes uma solução melhor para o transporte de cargas de maior volume nas distâncias que eles especificaram”, disse o representante do TsAGI, Alexander Krutov, para completar: “Além disso, a asa com winglets aprimorados fornecerá uma maior relação sustentação : arrasto”.
O desenvolvimento do SLON pela Rússia ocorre quando a maioria dos jatos AN-124 Ruslan em serviço em operações civil e militar começa a se aproximar do fim de sua vida útil. O TsAGI liderou o projeto desde seu início em 2016, mas o papel da organização dedicada à pesquisa científica limita-se a sugerir e refinar o layout aerodinâmico do avião antes que a responsabilidade seja entregue a uma fabricante de aeronaves estabelecida. A Ilyushin emergiu como a candidata mais provável, uma vez que ganhou vários contratos governamentais de suporte técnico à frota de jatos AN-124 Ruslan da Rússia. [EL] – c/ fontes