Investidora Vinci Compass compra controle, com participação de 70%, da RioGaleão, com Changi passando a deter 30%, em 29.08.25


A concessionária-operadora do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim – Galeão (SBGL), no Rio de Janeiro, anunciou no dia 27 que a Vinci Compass comprou o controle da empresa, que estava antes com a Changi Airports, de Cingapura. A Vinci Compass comprou 70% da acionista controladora original da RIOgaleão, com a Changi ficando com os 30% restantes no consórcio.

“A entrada do novo acionista fortalece a estrutura societária da concessionária, e está sujeita ainda à aprovação da ANAC e do CADE”, afirmou a RIOgaleão em comunicado.

A Vinci Compass se destaca como a principal parceira para investimentos alternativos e soluções globais na América Latina. Com quase três décadas de experiência e operações locais em onze escritórios na América Latina e no EUA, sua expertise multisetorial abrange Private Equity, Crédito, Imobiliário, Infraestrutura, Renda Variável, produtos e soluções globais de investimento e Consultoria Corporativa. Em 30 de junho, a Vinci Compass possuía R$ 304 bilhões em ativos sob gestão e consultoria.

A Changi chegou a manifestar por anos interesse em sair da concessão – obtida em 2013 com uma oferta de cerca de R$ 19 bilhões, quase quatro vezes o lance mínimo definido pelo governo na época – mas em junho decidiu continuar no negócio após acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU) que definiu novas condições para a concessão do terminal.