“Ipanema”/EMB-201 pousa de emergência em canavial junto de estrada que dá acesso a santuário em Paudalho, na Zona da Mata de PE, em 17.06.22
Fonte: g1 – 13/06/2022
Um avião monomotor agrícola fez um pouso de emergência, na manhã desta segunda (13), numa lavoura, em Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco. Não houve vítimas, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
O monomotor pousou na estrada que dá acesso ao Santuário de São Severino dos Ramos, nesse município localizado a 44 km de Recife, capital pernambucana. O pouso de emergência também foi confirmado pela prefeitura de Paudalho.
Atualização: o avião é o EMBRAER/NEIVA EMB-201 de matrícula PT-GPN (registro de produção sn 200254, ano de fabricação 1976), operado pela Madrid Aviação Agrícola, via arrendamento operacional, estando registrado na categoria do transporte de Serviço Aéreo Especializado (SAE) Público/Aeroagrícola, com data de último registro de compra/transferência em junho de 2001. O avião é aprovado para operação sem passageiro e MTOW de 1.800 kg, em vôo VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em maio de 2022, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até fevereiro de 2023.
O pouso de emergência foi durante missão de pulverização para a Usina Petribu, por falha do motor. O piloto não teve ferimentos. O pouso numa lavoura foi em ponto em São Severino dos Ramos.
Atualização: a ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente grave de falha de motor em vôo registrado no horário de 13:10Z (10:10LT) do dia 13, em Paudalho/PE.
Conforme súmula factual inicial, a EMB-201 “Ipanema” de matrícula PT-GPN decolou da Área de Pouso para Uso Aeroagrícola (APUA) do Engenho São Bernardo, em Paudalho/PE, por volta das 13:00Z (10:00LT), para uma vôo local de pulverização, com tripulante a bordo. Durante aplicação de defensivo, a aeronave perdeu potência e, na sequência, houve o apagamento do motor, com o piloto então fazendo um pouso forçado em um canavial. O avião teve danos leves, o piloto escapou ileso.
No tocante da investigação aeronáutica, o avião já foi liberado para o operador. Os trabalhos relativos à ocorrência pelo CENIPA estão finalizados.