“Ipanema”/EMB-201 se acidenta em Bom Jesus de Goiás/GO matando o piloto, em 26.12.22


Fonte: g1 – 19/12/2022

Um avião agrícola caiu, na segunda dia 19, na zona rural de Bom Jesus de Goiás, no sul do Estado (GO), a cerca de 97 MN a SE de Goiânia, e 33 MN a NW de Ituambiara e 72 MN a SE de Rio Verde. O acidente aconteceu por volta de 06h50m e só o piloto estava na aeronave.

De acordo com o delegado Juliano Campestrini, o piloto morreu. O delegado detalhou que o piloto foi retirado do avião por populares e, em seguida, encaminhado ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu.

O delegado informou que a Polícia Civil solicitou os pedidos periciais para a investigação e acionou o CENIPA, para a investigação de acidente aeronáutico.
Atualização [g1 – 19/12/2022]: a Polícia Científica divulgou a identificação do piloto morto: Marcos Felipe Portes Cavalheiro, de 34 anos. O piloto deixou dois filhos.

Para matéria do g1, a ex-esposa do piloto, muito abalada, deu informações de Marcos.

“Sonhador, apaixonado pela aviação e pelos filhos. A pessoa mais companheira e disposta a ajudar que conheci. Ele estava começando a trabalhar no que amava, para fazer o melhor que pudesse aos filhos. Tinha um coração gigante! Faz 2 anos que terminamos, mas estávamos juntos semana passada e retrasada, era meu melhor amigo”, desabafou a ex-esposa do piloto. Segundo a ex-esposa do piloto, Marcos também era apaixonado pela mãe e pelo irmão.

Em publicações, e na biografia do Instagram, Marcos declarou o amor pelos dois filhos.

Além do amor amplamente divulgado pelos filhos, Marcos publicava com frequência fotos e vídeos de sua paixão, que virou profissão: a aviação. Em seus perfis na internet, Marcos descreveu que era Piloto comercial, instrutor de vôo, piloto de planador e rebocador e piloto agrícola.

O Aeroclube de Itápolis, em São Paulo, informou que Marcos fez instrução na unidade e se formou em um dos cursos de piloto. Uma funcionária explicou que Marcos fez o curso para pilotar aviões agrícolas na Aero Agrícola Santos Dumont, em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul.

Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que investiga o acidente:

Investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), localizado em Brasília (DF), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizarem a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-GOE, nesta segunda-feira (19/12), em Bom Jesus de Goiás (GO).

Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.

O objetivo das investigações realizadas pelo CENIPA é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

Atualização: com base na informação da nota do CENIPA, de identificação do avião pela matrícula PT-GOE, o avião acidentado trata-se do EMBRAER/NEIVA EMB-201 com registro de produção sn 200219, registrado na categoria do transporte privado, tendo proprietário/operador Pessoa Física; o último registro de compra/transferência é de agosto de 2021 e o avião tem no “GRAVAME” registro de “matrícula cancelada”, com situação de regularidade também constando “matrícula cancelada”. O avião era aprovado para operação sem passageiro e MTOW de 1.800 kg, para vôo em regra VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em janeiro de 2001, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem data de validade de janeiro de 1985.

Pelo cadastro aeroportuário, o município de Bom Jesus de Goiás conta com os seguintes três aeródromos, privados, tipo “Pista-Fazenda”:
– Fazenda Santa Adelaide (SWAD) – a cerca de 9 MN a sudeste do centro urbano, em elevação de 1.598 pés, com pista (03/21) de 18 x 900 m., de cascalho, com piso para aeronaves com até 5.700 kg, para operação VFR diurna
– Fazenda Tamboril (SITR) – a cerca de 7 MN ao norte do centro urbano, em elevação de 2.129 pés, com pista (08/26) de 20 x 1.300 m., de asfalto, com piso de pavimento PCN 10, para operação VFR diurna/noturna
– Fazenda Boa Safra Bom Jesus de Goiás (SDY2) – a cerca de 11 MN a NW do centro urbano, em elevação de 1.755 pés, com pista (15/33) de 18 x 1.000 m., de cascalho, com piso para aeronaves com até 5.700 kg, para operação VFR diurna

Todos os aeródromos estão na FIR Brasília, jurisdição do CINDACTA-I. O acidente aconteceu por volta de 06:50LT (09:50Z), cerca de 01h15m do Nascer do Sol na localidade.

Atualização: o CENIPA listou a ocorrência no Painel SIPAER, como acidente de Perda de Controle em Vôo (LoC-I) e de operação à baixa altura (LALT), no horário de 09:50Z (06:50LT), fora de aeródromo.

Conforme a súmula factual inicial, o avião (EMB-201/PT-GOE) decolou da Área de Pouso para Uso Aeroagrícola (APUA) da Fazenda Santa Bárbara (ZZZZ), no município de Bom Jesus de Goiás, em GO, por volta das 09:45Z (06:45LT), para vôo local, com um piloto a bordo. Durante curva para enquadramento da final, houve perda do controle da aeronave, vindo a mesma a colidir contra o solo e incendiar-se após o impacto. O avião teve dano substancial e o piloto faleceu.

O avião foi liberado para o operador no tocante da investigação aeronáutica (pelo CENIPA). Os trabalhos do CENIPA na investigação do acidente estão em andamento.