“Ipanema”/EMB-201A contata solo e na sequência colide com poste de linha de energia em manobra de desvio de linha monofásica durante vôo de aplicação de defensivo agrícola, em Ipiranga do Norte/MT, em 03.04.22


No último dia 24 (quinta), o monomotor agrícola EMBRAER/NEIVA EMB-201A de matrícula PT-GUD (registro de produção sn 200374, fabricação 1980) decolou de uma APUA – Área de Pouso para Uso Aeroagrícola – localizada na Fazenda Rolândia, no município de Ipiranga do Norte, no MT (200 MN ao norte de Cuiabá), por volta das 19:00Z (15:00LT), para realizar vôo de aplicação de defensivos agrícolas na Fazenda Olinda, no mesmo município, com piloto a bordo. Durante a aplicação do produto, no horário registrado de 19:30 (15:30LT), o piloto identificou um fio monofásico e comandou um desvio por baixo vindo a tocar na plantação e, na sequência, colidir contra um poste de uma segunda linha de baixa tensão.

O avião teve danos substanciais, mas o piloto escapou ileso.

A ocorrência foi listada no painel SIPAER como acidente de “operação à baixa altitude/altura (LALT)”.  No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.

O avião (pouso convencional/motor convencional) é operado, via comodato, pela G2 Aeroagrícola, estando registrado na categoria de transporte de Serviço Aéreo Especializado (SAE) Público/Aeroagrícola, com último registro de compra/transferência em agosto de 2021. O avião é aprovado para operação sem passageiro, com MTOW de 1.800 kg, e operação VFR diurna, com uso de etanol. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) tem data de emissão em fevereiro de 2014 enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até junho.

O município de Ipiranga do Norte dista 30 MN a noroeste de Sorriso (SBSO – 1.266 pés) e 30 MN a sudoeste de Sinop (SBSI – 1.227 pés). 

Conforme cadastro aeroportuário, existem no município quatro aeródromos, privados – “pista-fazenda”:
– SD7X/“Fly Aviação Agrícola” – em elevação de 1.260 pés, com pista (06/24) de de 18 x 900 m. de cascalho (com resistência de piso para aeronaves com até 5.700 kg), a 8,5 MN a norte-nordeste do centro de Ipiranga do Norte.
– SJIU/“Fazenda Caregi” – em elevação de 1.224 pés, com pista (03/21) de 18 x 1.000 m. de cascalho (com resistência de piso para aeronaves com até 5.700 kg), a 9,5 MN a nordeste-leste do centro de Ipiranga do Norte.
– SJHE/“Fazenda Palmeira” – em elevação de 1.194 pés, com pista (04/22) de 25 x 800 m. de cascalho (com resistência de piso para aeronaves com até 5.700 kg), a 13 MN a nordeste do centro de Ipiranga do Norte.
– SJCZ/“Fazenda Cascata” – em elevação de 1.214 pés, com pista (02/20) de 20 x 1.300 m. de asfalto (com resistência de pavimento PCN 8), a 40 MN a nordeste do centro de Ipiranga do Norte.