“Ipanema”/EMB-201A escapa lateralmente de faixa de operação em pouso, em regresso de missão de pulverização, em APUA em Santa Vitória do Palmar/RS, em 22.11.22


No dia 16, o monomotor agrícola EMBRAER/NEIVA EMB-201A “Ipanema” de matrícula PT-UFY decolou de uma área de pouso para uso aeroagrícola (APUA) “Patella”, no município de Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do RS (240 MN a S-SW de Porto Alegra/SBPA e 120 MN a S-SW de Pelotas/SBPK), para uma vôo de pulverização agrícola, com piloto a bordo.

Por volta de 19:00Z (16:00LT), durante a corrida de pouso, a aeronave perdeu o controle, saiu da pista pela lateral esquerda e bateu contra uma vala. O avião teve danos substanciais, o piloto sofreu ferimentos leves.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente de excursão de pista. Os trabalhos relativos à investigação aeronáutica (pelo CENIPA) da ocorrência estão em curso, o avião tendo sido liberado para o operador.

O EMBRAER/NEIVA EMB-201A “Ipanema” de matrícula PT-UFY (registro de produção sn 200655, fabricação 1990) é operado pela Chui Aviação Agrícola (via arrendamento operacional), estando registrado na categoria de transporte de Serviço Público Aéreo-Especializado (SAE)/Aeroagrícola, com último registro de compra/transferência em agosto de 2003. O avião é aprovado para MTOW de 1.800 kg e operação sem passageiro, com uso de etanol, e para vôo VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em setembro de 2018, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até março de 2023.

A Chui Aviação Agrícola tem sede-operacional em Tamoio, em Cruz Alta, região centro-oeste do RS. A empresa (RBAC 137) opera frota com modelos EMBRAER/NEIVA EMB-201A/202 “Ipanema” e Air Tractor AT-502B. É autorizada para operações de aplicação de líquidos (Application of liquids), aplicação de sólidos (Application of solids) e de combate a incêndios (Firefighting).