“Ipanema”/EMB-201A não atinge parâmetros de motor para decolagem de APUA em Alto Piquiri, no PR, e “vara” faixa da operação colidindo com terreno à frente, em 09.05.22
No dia 30 passado (abril), o agrícola EMBRAER/NEIVA EMB-201A “Ipanema” de prefixo PT-GXB (registro de produção sn 200424, ano de fabricação 1981) iniciou a corrida de decolagem da Área de Pouso para Uso Aeroagrícola (APUA) “Pista da Paulistânia” (ZZZZ), no município de Alto Piquiri, no PR, por volta das 10:00Z (07:00LT), para a intenção de vôo local de aplicação de defensivo agrícola. Durante a corrida de decolagem, na pista, o avião monomotor não atingiu os parâmetros necessários para a decolagem e saiu de pista pela extremidade, vindo a colidir com terreno. O avião sofreu danos substanciais, mas o piloto escapou ileso.
A ocorrência foi listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente de “Excursão de pista”. No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.
O avião é propriedade e operado pela C. Vale Cooperativa Agroindustrial, sendo registrado na categoria do transporte privado, com último registro de compra/transferência em julho de 1981. O avião é aprovado para operação sem passageiro e MTOW de 1.800 kg, em vôo em condição VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em março de 2014, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até próximo janeiro.
O centro do município de Alto Piquiri dista 245 MN a noroeste de Curitiba, e a 55 MN ao norte de Cascavel e 17 MN a S-SW de Umuarama (em altitude de cerca de 1.550 pés), no PR, com a divisa Brasil (PR/MS) e Paraguai a cerca de 45 MN a leste.