“Ipanema”/EMB-202 colide contra um cabo de energia de uma rede elétrica durante procedimentos para pouso em APUA em Maçambará/RS, em 06.02.22
No sábado dia 29 (jan.), o avião EMBRAER/Neiva EMB-202 “Ipanema” de prefixo PT-UIA (Registro de produção sn 200709, fabricação 1993) decolou da APUA (Área de Pouso para Uso Aeroagrícola) “Auxiliar” (ZZZZ), no município de Itaqui/RS, por volta das 06:25LT (09:25Z), com destino da APUA “Ayub” (ZZZZ), no município de Maçambará/RS, para um vôo de aplicação de defensivos aeroagrícola, com um piloto a bordo.
Por volta de 06:50LT (09:50Z), durante os procedimentos para pouso, a aeronave colidiu contra um cabo de energia de uma rede elétrica, houve a perda do controle da aeronave e colisão contra o solo. O piloto escapou ileso, mas o avião teve danos substanciais.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente do tipo CTOL – Colisão com obstáculo durante decolagem e pouso e LoC-I – Perda de controle em vôo. O avião foi retido para a investigação aeronáutica.
O avião é propriedade e operado por Pessoa Jurídica, a Aero Agrícola Itaquiense Ltda., registrado na categoria de transporte público de Serviço Aéreo Especializado (SAE)/Aeroagrícola, com último registro de compra/transferência em novembro de 2014. O avião (de trem de pouso/motor convencional) é aprovado para operação VFR diurno, para MTOW de 1.800 kg e sem passageiro. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em outubro de 2020, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até junho de 2022.
O município de Maçambará fica no extremo oeste do RS, a 25 MN a oeste de Itaqui (na divisa com Argentina) e cerca de 65 MN a NE de Uruguaiana (também divisando com Argentina) e 40 MN a NW de Alegrete/RS; Santo Ângelo dista 115 MN a NE e Santa Maria 130 MN e E-SE, e Porto Alegre a 260 MN a SE.