“Ipanema”/EMB-202 não consegue alçar vôo em corrida de decolagem em APÙA em Primavera do Leste/MT e extrapola o limite longitudinal da pista, colidindo com terreno à frente, em 08.05.22


No dia 21 (abril), o monomotor agrícola EMBRAER/NEIVA EMB-202 “Ipanema” de matrícula PT-UPN (registro de produção sn 200904, ano de fabricação 2003) iniciou a corrida de decolagem na Área de pouso para Uso Aeroagrícola (APUA) da Fazenda Masotti (ZZZZ), no município de Primavera do Leste, no MT, por volta das 11:00Z (07:00LT), para uma missão de pulverização, com tripulante a bordo. Mas o avião, não conseguindo alçar vôo, extrapolou o limite longitudinal da pista, colidindo com a plantação à frente. O avião sofreu danos substanciais, mas o piloto escapou ileso.

A ocorrência foi listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente do tipo “falha de motor no solo”, de “perda de controle no solo” (LoC-G) e de excursão de pista (RE). No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi retido do operador para perícia.

O avião é operado pela Andrade Aviação Agrícola Ltda. (empresa com sede em Primavera do Leste), sendo registrado na categoria de transporte Serviço Aéreo Especializado (SAE) público-Aeroagrícola, com último registro de compra/transferência em outubro de 2019. O avião é aprovado para operação sem passageiro e MTOW de 1.800 kg, em vôo em condição VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em dezembro de 2019, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até próximo agosto.

O aeródromo público de Primavera do Leste (SWPY) está na FIR Amazônica/SBAZ (jurisdição do CINDACTA-IV, com limite da FIR Brasília/SBBS a cerca de 55 a leste) e, no setor sul do Estado do MT, dista cerca de 103 MN a leste de Cuiabá (SBCY), a 114 MN a oeste-noroeste de Barra do Garças (SBBW), 370 MN a oeste de Brasília/DF, e 65 MN a nordeste de Rondonópolis (SBRD); localmente situa-se no setor oeste da cidade (a 2,3 MN ao sul de ponto de referência da cidade), e próxima da rodovia BR-070/MT-130. Em elevação de 2.149 pés, o aeródromo tem pista (01/19) de 23 x 1.100 m., de cascalho, com resistência de piso para aeronaves com peso máximo de 5.000 kg. O aeródromo tem homologação para operação VFR diurna.

Conforme cadastro aeroportuário, além do aeródromo público na cidade, existem no município cinco aeródromos privados:
– SSJU/Fazenda São Caetano – em elevação de 2.241 pés, com pista (09/27) de 18 x 1.000 m., de cascalho (resistência para aeronave com até 5.700 kg), para operação VFR diurna, distante 18 MN a noroeste-norte (RM 002º) do aeródromo público de Primavera do Leste (SWPY)
– SDR9/Fazenda Iberê – em elevação de 2.070 pés, com pista (01/19) de 23 x 1.500 m., de terra (resistência para aeronave com até 5.700 kg), para operação VFR diurna, distante 24 MN a nordeste (RM 033º) do aeródromo público de Primavera do Leste (SWPY)
– SDQX/Fazenda Falcão – em elevação de 1.975 pés, com pista (05/23), de 20 x 840 m., de terra (resistência para aeronave com até 5.700 kg), para operação VFR diurna, distante 27 MN a nordeste (RM 034º) do aeródromo público de Primavera do Leste (SWPY)
– SDNK/Fazenda Vitória – em elevação de 2.333 pés, com pista (11/29) de 18 x 1.000 m. de asfalto (resistência PCN 8), para operação VFR diurna, com operações apenas da cabeceira 29, distante 40 MN a nordeste (RM 043º) do aeródromo público de Primavera do Leste (SWPY)
– SWEM/Empresa de Mineração Aripuanã – em elevação de 1.837 pés, com pista (08/26) de 20 x 900 m., de cascalho (resistência para aeronave com até 3.800 kg), para operação VFR diurna, distante 60 MN a nordeste (RM 038º) do aeródromo público de Primavera do Leste (SWPY).