“Ipanema”/EMB-202A se acidenta em Nova Bandeirantes/MT matando piloto e passageiro, em 14.05.22


Fonte: g1, em 30/04/2022
Um avião agrícola EMBRAER/Neiva EMB-202A caiu em Nova Bandeirantes, no MT, em ponto de mata nos fundos da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, a cerca de 50 km (27 MN) da zona urbana, no dia 29 de abril (sexta). O piloto e um passageiro morreram no acidente, com avião restando destruído.
A empresa Serrana Aviação Agrícola (operadora do avião, empresa sediada em São Gabriel do Oeste/MS) informou que a aeronave caiu por volta de 16:00LT e que foi informada do acidente por volta de 18:00LT. Segundo a empresa, o piloto Marcos Corte Gonçalves, 32 anos, era de São Gabriel do Oeste, no MS. O técnico agrícola Milton Avelino da Silva Neto, acompanhando Marcos no avião, era de Nova Bandeirantes.

Uma equipe da Serrana Aviação Agrícola foi enviada para Nova Bandeirantes para verificar a situação.

A Serrana Aviação Agrícola tem em frota os seguintes modelos de avião:
– Air Tractor: AT-402A/B e AT-502B
– EMBRAER/Neiva: EMB-202 e EMB-202A “Ipanema”

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o caseiro de uma fazenda relatou que a aeronave iria para uma propriedade da região.

Familiares e amigos lamentam morte do piloto sulmatogrossense
Marcos Corte Gonçalves morreu aos 32 anos após o avião agrícola que pilotava cair numa região rural de Nova Bandeirantes (MT) nesta sexta (29).

O piloto trabalhava em São Gabriel do Oeste (MS), de onde decolou com o avião, no vôo do acidente fatal.

Após a confirmação da morte, amigos e familiares de Marcos lamentaram a perda nas redes sociais.

Numa publicação em rede social, o irmão de Márcio lamentou a morte. “Luto … meu irmão Marcos Corte”. No post, o rapaz selecionou três fotos, duas do irmão e um onde mostra os dois juntos.

Emocionada, a prima de Marcos Corte lamentou a morte. Na publicação, ela relembrou a trajetória do primo, histórias que compartilharam juntos, sentimentos e da saudade que a partida de Marcos deixará. “A dor de perder quem amamos é imensa. Hoje você partiu primo, sem ao menos se despedir de nós sem um abraço aberto daqueles que só você tinha, nossos corações choram sua partida, mas sabemos que você deixou seu legado aqui, foi um bom filho, um bom irmão, um bom primo … Um homem cheio de princípios. Descanse em paz meu primo, vá tranquilo, ficaremos Aqui com uma saudade imensa de você e do seu sorriso que contagiava todos por onde passava …. Tantas pessoas ruins no mundo & perdemos você… A sensação que tenho é que nosso Deus está levando os dele … Um dia iremos nos reencontrar primo! Te amamos!”.

Em outra publicação, um amigo relembra dos três anos em que serviu o Exército junto com Marcos, em Coxim. “Infelizmente aconteceu uma fatalidade tão novo, hoje ele foi morar com Deus! Um dia nos veremos amigo novamente …”.

Um amigo compartilhou o sentimento de luto nas redes sociais: “Vai em paz irmão Marcos Corte infelizmente não era essa notícia que queríamos receber, mas Deus sabe das coisas, que Deus conforte o coração de todos os familiares”, compartilhou o sentimento de luto um amigo nas redes sociais.

Em outro post, um rapaz comenta: “Nem sempre vai ser a notícia que esperamos. Deus conforte a família desse guerreiro Marcos Corte”.

Atualização: o centro do município de Nova Bandeirantes (MT), na FIR Amazônica/SBAZ, dista 606 MN a NW-N do centro do município de São Gabriel do Oeste (MS), na FIR Brasília/SBBS, com rota direta quase cruzando a vertical de Cuiabá/MT (cerca de 243 MN, e a cerca de 363 MN de Nova Bandeirantes).

Alta Floresta dista 105 MN a leste enquanto Juara dista 89 MN a sudeste de Nova Bandeirantes.

Pelo cadastro aeroportuário, do município de Nova Bandeirantes são sete aeródromos inscritos, todos privados (em região UTC-4):
– “Nova Bandeirantes” (SI4D), em altitude de 774 pés, a 4 MN a SE do centro de Nova Bandeirantes.
– “Fazenda Triunfo do Rio Turvo” (SJFT), em altitude de 850 pés, a 19 MN a SE do centro urbano de Nova Bandeirantes.
– “Fazenda Santa Luzia” (SWSZ), em altitude de 741 pés, a 12 a oeste do centro urbano de Nova Bandeirantes.
– “Fazenda Pau D’Alho” (SIHX), em altitude de 787 pés, a 31 MN a NW do centro urbano de Nova Bandeirantes.
– “Fazenda Vale do Juruena” (SIKS), em altitude de 692 pés, a 33 MN a NW do centro urbano de Nova Bandeirantes.
– “Nova Agropecuária” (SWTD), em altitude de 725 pés, a 35 MN a NW do centro urbano de Nova Bandeirantes.
– “Pousada Juruena” (SSPJ), em altitude de 696 pés, a 48 MN a NW do centro de Nova Bandeirantes.

Atualização [g1 – 02/05/2022] – conforme o boletim de ocorrência da polícia, o acidente ocorreu quanto o piloto tentava pousar numa pista improvisada dentro de uma fazenda particular da região. De acordo com relatos de testemunhas à polícia, o piloto tentou pousar duas vezes e, na terceira tentativa, a aeronave “perdeu motor” e caiu na mata.

Trabalhadores rurais deram início às buscas ainda no fim da tarde sexta (29), mas não conseguiram localizar o avião, e os seus dois ocupantes. No dia seguinte, as buscas foram retomadas logo pela manhã e o avião foi encontrado, assim como os corpos do piloto e do passageiro.

A aeronave caiu aos fundos da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, a cerca de 50 km da zona urbana de Nova Bandeirantes.

Atualização: o CENIPA listou a ocorrência no painel SIPAER, como acidente de perda de controle em Vôo (LoC-i), no horário de 19:30Z (15:30LT) do dia 29.

Conforme súmula de relatório factual inicial o avião decolou do aeródromo privado “Nova Bandeirantes” (SI4D), em Nova Bandeirantes, no MT, com um piloto e um terceiro a bordo, com destino à área de pouso para uso aeroagrícola (APUA) da Fazenda Pingo de Ouro (ZZZZ), em Nova Bandeirantes, no MT. Durante a tentativa de pouso, o avião colidiu contra o solo em região de mata fechada. O avião teve danos substanciais e os dois ocupantes faleceram.

No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi retido do operador para perícia.

O avião era o EMBRAER/Neiva EMB-202A “Ipanema” de matrícula PT-UXT (registro de produção sn 20001092, fabricação 2009), propriedade e operado pela Serrana Aviação Agrícola, registrado na categoria de dpo transporte de Serviço Público Aéreo Especializado (SAE)-Aeroagrícola, com último registro de compra/transferência em março de 2020. O avião era aprovado para operação sem passageiro, com MTOW de 1.800 kg, para vôo em regra VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em abril de 2020, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até próximo mês de agosto.