“Ipanema”/EMB-203 pousa forçado numa lavoura após falha de motor no início de vôo de aplicação de defensivo em Balsas/MA, em 05.02.22


No dia 09 (jan.), o agrícola EMBRAER/Neiva EMD-203 “Ipanema” de prefixo PT-CYG (registro de produção sn 20001422, ano de fabricação 2019) decolou de uma APUA (Área de Pouso para Uso Aeroagrícola) na Fazenda Kaiser, em Balsas, no MA, às 15:30Z (12:30LT), para um vôo local de aplicação de defensivo agrícola, com um piloto a bordo.

Durante o vôo, por volta de 15:40Z (ie, 10 minutos de vôo), o avião teve perda de potência e o piloto realizou um pouso forçado numa lavoura. O avião teve danos substanciais e o piloto escapou ileso.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente de falha de motor em vôo (SCF-PP). No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para a operadora.

O avião é propriedade e operado por Pessoa Física, registrado na categoria de transporte de Serviço Aéreo Privado (TPP/RBAC-91). O avião (de trem de pouso/motor convencional) é aprovado para operação VFR diurno, para MTOW de 1.900 kg e sem passageiro. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em novembro de 2019, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até setembro de 2022.

O município de Balsas, no MA, dista cerca de 315 MN a SW de São Luís, e 130 MN a E-SE de Araguaína (TO). O município está na área de jurisdição do CINDACTA-IV (FIR Amazônica – SBAZ). O cadastro aeroportuário brasileiro lista no município seis aeródromos, um público (SNBS) e cinco privados. As duas pistas-fazenda ao sul no município estão em altitude média de cerca de 1.750 pés; o aeródromo público da localidade (SNBS) e outras três pistas-fazenda estão em elevação média de cerca de 915 pés.