Irkut MC-21 passa por repetidos testes de “imersão a frio” em Yakutia, em 09.02.22
O jato comercial Irkut MC-21-300 está na metade de teste repetido de imersão a frio em Yakutia, a república mais fria da Rússia. O teste confirmará a capacidade do avião de inicialização e acionamento em temperaturas ambientes abaixo de -30ºC, atualmente o limite mais baixo no gráfico de dados para a certificação de aeronave Tipo.
Tendo completado os testes de operação RVSM (espaço com separação vertical de 1.000 pés) em 20 de janeiro, o protótipo de registro de produção msn 73056 voou com 70 engenheiros e técnicos a bordo da fábrica de Irkut, em Irkutsk, para Yakutsk. Enquanto estavam lá, os engenheiros testaram a aeronave à temperatura ambiente de -37ºC, na expectativa de temperaturas de -40ºC nesta semana, contra a meta de projeto de -55ºC, à qual todos os sistemas essenciais a bordo foram expostos em condições de laboratório.
O recém-nomeado CEO da Irkut, Andrei Boginsky, comentou que os testes em andamento representam parte dos esforços do fabricante russa para estender as limitações atualmente no certificado MC-21-300 relacionadas a temperaturas, elevação do aeródromo e ventos cruzados. “E, no entanto, nosso objetivo mais importante para 2022 é concluir a certificação do avião com a asa feita de materiais [compostos] russos”, disse Boginsky, para emendar: “Isso é necessário para que a Rossiya Airlines inicie as operações de receita [serviços comerciais] do MC-21-300 em todas as zonas geográficas”.
Em 28 de dezembro de 2021, a autoridade nacional de aviação civil russa – a Agência Federal de Transporte Aéreo – Rosaviatsiya – concedeu à corporação Irkut o que chama de Certificação Inicial de Tipo para a versão MC-21-300 com motorização Pratt & Whitney PW1431G. O documento permite que a Irkut inicie a produção em série de aeronaves, que virão com asas feitas de materiais da indústria nacional (russa) em vez de fibras da indústria japoneses e resina americana que estão sendo aplicados em cinco protótipos de desenvolvimento.
“Estamos prontos para continuar trabalhando no MC-21 para eliminar limitações temporárias e otimizar a estrutura da fuselagem, bem como reformulá-lo com os PD-14 [motores]”, disse o chefe da Rosaviatsiya, Alexander Neradko.
A asa de material composto russo passou por testes no sexto protótipo (msn 73361) desde meados de dezembro. Mais dois conjuntos de asa aguardam a instalação em aeronaves destinadas para a transportadora russa Rossiya, efetivamente uma subsidiária de St. Petersburgo da transportadora aérea Aeroflot. A Rossiya espera que a primeira entrega em agosto ou setembro permita o início dos vôos de passageiros em outubro, tornando-se a primeira operadora de serviço de receita do modelo MC-21.
A Rossiya herdou o acordo-quadro de 2011 para 50 jatos MC-21 da Aeroflot. Embora a transportadora de bandeira russa (Aeroflot) tenha confirmado o pedido em 2018, decidiu transferir todos os direitos comerciais da encomenda de MC-21 à Rossiya no decorrer das transformações corporativas em andamento no Grupo Aeroflot sob uma estratégia de desenvolvimento renovada.
A Irkut pretende montar 32 jatos MC-21 até 2025, principalmente na versão “-300”. A produção do MC-21-310, de conteúdo totalmente nacional, com aviônicos e motores (PD-14) da indústria russa começará em 2024.
A Irkut transportou o protótipo msn 73051 de volta à fábrica em Irkutsk em 22 de dezembro para renovação, para complementar o único avião (o msn 73055) atualmente equipado com motor PD-14.
Juntos, os protótipos MC-21 completaram cerca de 800 vôos para certificação e comprovação de capacidade de rota até o mês passado. Em janeiro, apenas dois protótipos continuaram voando: o msn 73054 registrou quatro horas e o msn 73056 voou 22 horas. Este último (msn 73056) apresenta um conjunto revisado de sistemas integrados para maior conteúdo nacional.
Em 20 de janeiro, o primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin presidiu uma reunião governamental sobre aviação civil durante a qual confirmou a decisão de seu gabinete de investir outros 61 bilhões de Rublos (US$ 800 milhões) do orçamento do Estado no programa do MC-21. O dinheiro será destinado a pesquisa e desenvolvimento (P&D), substituição de importações e suporte pós-venda. Os investimentos já feitos no projeto MC-21 ultrapassam 220 bilhões de Rublos, incluindo 170 bilhões (77%) em P&D; o restante foi para novas ferramentas e configuração do sistema de suporte pós-venda. Destes, o orçamento do Estado russo forneceu 150 bilhões de Rublos (68%). [EL] – c/ fontes