Irkut MC-21 recebe certificado Tipo da autoridade russa, em 31.12.21
A autoridade de transporte civil da Rússia emitiu o primeiro certificado Tipo para a nova aeronave (jato) de passageiros MC-21-300 para a Irkut Corporation, uma unidade da UAC – United Aircraft Conglomerate – que compõe a corporação estatal Rostec.
A certificação atestou que o MC-21 atende aos requisitos para uso civil do país aeronave, com a Agência Federal de Transporte Aéreo Russa também emitindo o Certificado de Organização de Projeto para a Irkut.
A tese e ambição do programa MC-21 é da alteração e mudança do duopólio no mercado de aeronaves/jato do transporte de passageiros oferecendo uma alternativa à concorrência da Airbus (com a linha A320) ou da Boeing (com a linha B.737).
O MC-21 é um jato de médio alcance com capacidade de acomodação de 163 a 211 assentos/passageiros dependendo da configuração, supostamente oferecendo maior alcance do que as opções concorrentes na Rússia com seus motores Aviadvigatel PD-14 recentemente projetados. A aeronave apresenta muitos dos mesmos elementos de design que tornaram sua competitividade atrativa: aplicação de materiais compostos leves e resistentes em toda a aeronave, asa aerodinâmica de elevada razão de aspecto e uma cabine com largura de 4 m. O MC-21 possui materiais compostos do gênero “Out Of Autoclave”, não obtidos por forno para processamento químico, com uma técnica de patente russa que trata compostos formados no vácuo – a tecnologia patenteada permite peças mais acessíveis e sem espaços, como as asas compostas do MC, produzidas nacionalmente, que poderiam vencer um programa semelhante da Airbus no mercado. O menor peso do jato deve render dividendos de eficiência, aumentando a eficiência do combustível, tanto melhor para puxar a participação de mercado dos grandes operadores o transporte comercial.
“A obtenção do Certificado de Tipo junto à Agência Federal de Transporte Aéreo é o evento mais importante para o projeto MC-21 e para a indústria da aviação. O documento aprovatório confirma que a aeronave está pronta para produção e venda em massa. A aeronave é moderna, bonita, e literalmente de classe mundial, com um grande número de inovações de design e a maior cabine entre seus pares. Tenho certeza de que as companhias aéreas e os passageiros irão apreciar isso”, disse Sergey Chemezov, CEO da Rostec State Corporation.
“Na verdade, graças ao MC-21, experimentamos uma revolução tecnológica na indústria aeronáutica russa. Novos materiais para a fabricação da asa foram desenvolvidos e produzidos. O projeto, a produção e o teste de agregados feitos de compósitos foram dominados. Tecnologias avançadas de produção de montagem modular foram introduzidas. Os participantes da ação de cooperação do programa MC-21 foram unidos por um ambiente de informação que fornece design e produção digital. A aeronave é destinada ao segmento de mercado mais popular. Nos próximos 20 anos, a Rússia isoladamente é prevista de necessitar de mais de 800 novas aeronaves deste porte. Depois de provar o excelente desempenho da aeronave no mercado doméstico, iremos para o mercado internacional”, disse Yury Slyusar, diretor-geral da UAC. [EL] – c/ fontes