Israelense Bird Aerosystems obtém STC/CST de autoridade de aviação civil do país para Cessna Citation CJ3 de missão especial de vigilância e observação aérea (ASIO), em 15.12.21


A Bird Aerosystems recebeu a aprovação do Certificado Tipo suplementar (STC/CST) da autoridade de aviação civil de Israel para uma variante de missão especial do Cessna Citation CJ3 no tipo ASIO – Airborne Surveillance, Intelligence, and Observation, ou Vigilância, Inteligência e Observação Aerotransportada, e operações VIP, divulgou a própria empresa, com sede em Israel.
Pelo STC, as configurações da cabine podem ser alteradas sem a necessidade de desmontar os sensores e sistemas ASIO.
O programa STC/CST envolveu projeto de instalação, análise e modificações conduzidas pelo departamento de engenharia da Bird Aerosystems, bem como sua divisão de MRO em Chipre.

A Bird Aerosystems informou que este STC/CST é o primeiro do tipo para um Cessna Citation e que consistiu na modificação do CJ3 numa configuração de missão especial, incluindo todas as mudanças estruturais e elétricas que dão suporte à instalação de sensores de vigilância equipamentos de comunicação, estações de trabalho do operador e tela exclusiva para pilotos.
Os planos da Bird Aerosystems para o programa passam, agora, para a aprovação da FAA e da EASA no próximo ano e a oferta da plataforma para várias operações.

“O trabalho investido por nosso departamento interno de engenharia de plataforma e nosso MRO em Chipre, junto com nossos parceiros no CAAI [Autoridade de Aviação Civil de Israel], nos permitiu concluir esta certificação STC com sucesso e cumprir nossa missão de entregar programas prontos para uso aos nossos clientes”, disse Ronen Factor, CO-CEO e fundador da Bird Aerosystems. “Agora podemos oferecer aos nossos clientes uma solução totalmente certificada para aeronaves de vigilância marítima e terrestre que é econômica e pode ser entregue em prazos curtos”, completou fator. [EL] – c/ fontes