IS&S anuncia novas aplicações e recursos para o seu autothrottle ThrustSense, em 02.12.20


A Innovative Solutions & Support (IS&S) anunciou novos recursos para seu sistema de aceleração automática (autothrottle) ThrustSense, nesta quarta dia 02, pela programação da NBAA VBACE, junto com a notícia de que a Textron Aviation também adotará este sistema na versão atualizada King Air 260. Os novos recursos do autothrottle serão opcionais para instalação nos modelos PC-12 e King Air e estarão disponíveis no próximo ano no primeiro ou no segundo trimestre, adicionados por meio de atualização de software.

A autothrottle ThrustSense, para aviões com motorização Pratt & Whitney PT6, agora é um recurso de fábrica no King Air 260 e 360, e pode ser adaptado nas séries King Air 200 e 300.

Outras aprovações ThrustSense incluem o Pilatus PC-12/NG. O sistema e mais aviônica da IS&S equipam o jato leve Eclipse 550, para o qual a IS&S segue dando suporte.

“Estamos descobrindo que, com o passar do tempo e voando com o autothrottle, [existem] recursos adicionais que o aprimoram ainda mais”, disse o fundador e CEO da IS&S, Geoffrey Hedrick.

Um novo modo de operação VNAV permitirá a navegação vertical usando o autothrottle ThrustSense com base nas restrições de velocidade de fixos (waypoints) no sistema de gerenciamento de vôo (FMS) da Collins. Se houver uma restrição de velocidade em um waypoint, o autothrottle ThrustSense reduzirá automaticamente a potência para atender a essa velocidade ao cruzar esse fixo.

Modo de guarda do sistema ThrustSense aprotegerá contra excessos operacionais em vôo com o autothrottle desacoplado. Alguns pilotos podem preferir gerenciar potência com a operação manualmente, mas o ThrustSense ainda monitorará a velocidade e o desempenho do motor. Se o piloto escolher uma velocidade ou configuração de potência que faça com que os motores excedam um limite de torque ou temperatura, ou a velocidade do avião caia abaixo de um mínimo, o autothrottle irá automaticamente acoplar e configurar a potência para evitar a operação fora de limites. “Você nunca verá se fizer o trabalho direito”, disse Hedrick, “mas ele [o sistema] fornece as proteções de segurança que o autothrottle fornece no modo automático, no modo manual”.

A proteção do modo beta assimétrico elimina problemas em que, em algumas situações, uma válvula beta trava quando os dois motores estão em potência mínima (Iddle), causando um grande arrasto no motor afetado e uma guinada subsequente em um momento crítico, por exemplo, durante o pouso. Este recurso de proteção monitora os motores constantemente e, se houver empuxo assimétrico nessa condição, ele move o motor beta para fora do modo beta e adiciona potência para que os dois motores voltem a operar simetricamente.

Com o recurso de combinação de torque, o ThrustSense combina o torque do motor para eliminar o empuxo assimétrico quando o piloto define a potência. Isso elimina a distração de tentar igualar o torque ao alterar as configurações de energia; tudo o que o piloto precisa fazer é definir a potência, deixar as manetes aceleradoras em paz e, em alguns segundos, o ThrustSense equilibra o ajuste de torque.

O projeto sem garras (engates) do autothrottle ThrustSense permitiu que os engenheiros da IS&S incorporassem detentores eletrônicos em qualquer ponto, e estes também podem “se mover” com base em vários parâmetros. Por exemplo, um detentor definido para um certo limite de torque pode mudar para um limite de temperatura conforme um avião ascenda. Os detentores também podem ser definidos para velocidade excessiva, novamente, dependendo das circunstâncias.

Um recurso de “freio eletrônico” está disponível e funciona muito mais como uma trava de fricção para evitar uma mudança não comandada na configuração de potência. Pode ser facilmente sobrepujado, mas o valor do recurso vem durante momentos de demanda, quando um movimento não comandado das manetes de aceleração pode não ser percebido pelo piloto.

Um modo de espera e autonomia estará disponível como item opcional, mas sendo destinado para aeronaves de missão especial, não sendo um recurso disponível para aeronaves executivas. Com este modo, o autothrottle otimiza a velocidade do ar para um fluxo mínimo de combustível para maximizar a autonomia.

Para aplicações de aeronaves multimotor, como o King Air, o grande benefício do autothrottle ThrustSense é a mitigação de Vmca denominada LifeGuard, que detecta automaticamente uma falha do motor em qualquer fase do vôo e gerencia a potência do motor normal remanescente para evitar a perda do controle direcional. A IS&S demonstrou essa capacidade até o aviso de estol no King Air, sem tendência de rolamento, graças ao gerenciamento do autothrottle da potência gerada do motor operativo.

Outro benefício significativo do ThrustSense na linha King Air é o ajuste automático da potência quando o sistema foi atuado durante a decolagem. Normalmente, um motor PT6 “encorpa” um pouco à medida que a velocidade aumenta após o ajuste inicial da potência de decolagem, e os pilotos têm que reduzir a potência para evitar um torque excessivo ou aumentar a potência adequada, o que é perturbador e pode acabar causando uma corrida de decolagem mais longa. O autothrottle define a potência máxima, mas então ajusta os aceleradores para manter a configuração correta conforme o ar de pressão aumenta durante a corrida de decolagem, deixando o piloto concentrado em voar o avião.

Para reduzir o ruído de decolagem e melhorar as relações com vizinhos de aeroporto, alguns pilotos reduzem a rotação de hélice após a decolagem, mas é difícil fazer isso porque o torque aumenta quando a RPM é reduzida, então um ajuste do acelerador também é necessário. Com o ThrustSense, o piloto pode simplesmente reduzir a rotação e definir uma RPM menor, e o autothrottle ajustará a potência para ficar dentro dos limites de torque. Isso não apenas ajuda a reduzir o ruído externo, mas também proporciona mais conforto para passageiros e pilotos, especialmente porque os motores precisamente combinados controlados pelos autothrottle evitam o desenvolvimento de qualquer ruído desarmonioso. [EL] – c/ fontes