IS&S expandindo a aplicação do seu sistema Autothrottle Thrust Sense para linha Cessna Citation Jet (CJ), em 13.10.21


A Innovative Solutions & Support (IS&S) esta expandindo o seu sistema Autothrottle Thrust Sense, com o recurso de segurança LifeGuard Protection, para a série dos jatos executivos Cessna Citation Jet (CJ), com entregas a partir do começo de 2022.

Para a série Citation Jet, a IS&S tem como alvo do sistema Autothrottle Thrust Sense os modelos M2, CJ2, CJ3/3+ e CJ4, equipado com suíte aviônica Collins Pro Line 21 Fusion e Garmin.
Um adaptador de configuração permite que o Autothrottle Thrust Sense funcione com a atual plataforma de vôo, de acordo com a IS&S, e então permite que o Thrust Sense funcione perfeitamente ao atualizar para uma plataforma aviônica.

Esta nova aplicação do sistema não será o primeiro autothrottle da IS&S para um motor equipado com FADEC – o VLJ Eclipse 500 é equipado com motorização PW600 do Eclipse controlada por FADEC.

Atualmente, o sistema Autothrottle Thrust Sense é oferecido e disponível para o monomotor turboélice Pilatus PC-12 (tendo sido esta Certificação Suplementar Tipo a primeira do recurso em um modelo turboélice) e, com o recurso de segurança LifeGuard Protection como item padrão, nos bimotores turboélice Beechcraft King Air 260 e 360 da linha de produção da Textron e, para retrofit (como atualização de pós-mercado), dos modelos King Air 200 e 300. A A IS&S também desenvolveu sistema autothrottle para o jato leve (VLJ) jato Eclipse 500, como o primeiro sistema do gênero do recurso para certificação pelo regulamento PART-23 no mundo.

O Autothrottle Thrust Sense na linha Citation Jet incluirá o recurso LifeGuard Protection, que ajusta automaticamente a potência de um motor remanescente, após “perda” do outro motor, para evitar a perda de controle da aeronave devido à baixa velocidade em vôo combinada com potência excessiva assimetricamente do motor único motor operante. A tecnologia e a funcionalidade são as mesmas na instalação dos modelos King Air, de acordo com o presidente da IS&S Shahram Askarpour.

No entanto, o autothrottle no Citation Jet não precisa dos recursos de proteção contra torque excessivo e superaquecimento do King Air. Nos CJ, o autothrottle controlará o empuxo, a a rotação de fan e contará com detentes (batentes) eletrônicos, além de fornecer a proteção do recurso LifeGuard, na capacidade contra velocidades excessiva e abaixo da mínima.

Askarpour disse que o preço do sistema Autothrottle Thrust Sense para o Citation Jet será em linha com o do sistema para o King Air, que custa menos de US$ 100.000, dependendo da configuração do avião. A atualização requer a instalação de um display standby do IS&S, que controla o autothrottle.
As instalações de sistema Autothrottle Thrust Sense estarão disponíveis na sede da IS&S em Exton, na Pensilvânia, e em instalações de terceiros, mas com IS&S treinando os instaladores para garantir que o trabalho seja feito de forma eficiente.

IS&S divulga disponibilidade para entrega do sistema autothrottle Thrust Sense para King Air 200/300 de imediato e para CJ com aviônicas ProLine 21 Fusion ou Garmin a partir de 2022
A Innovative Solutions & Support (IS&S) anunciou a disponibilidade de seu sistema autothrottle Thrust Sense para a linha do bimotor turboélice King Air para entrega imediata bem como para jatos executivos Cessna Citation Jet (CJ) com equipados com aviônica Pro Line 21 Fusion e Garmin para entrega em 2022.

O autothrottle Thrust Sense IS&S é um sistema de regime completo que permite a piloto controlar automaticamente a configuração de potência dos motores e ajuste de velocidade desde a decolagem até o pouso, incluindo arremetida. Quando atuado para a decolagem, o avanço das alavancas do acelerador para a marca-batente (detente) de decolagem nos jatos garante configurações de potência por cinco minutos até o reposicionamento para marca-dente (detente) de subida em regime MCT (Maximum continuous Climb Thrust).

Um adaptador de configuração permite que o Autothrottle Thrust Sense funcione com a atual plataforma de vôo, de acordo com a IS&S, e então permite que o Thrust Sense funcione perfeitamente ao atualizar para uma plataforma aviônica.

A IS&S também anuncia o recurso LifeGuard, um sistema de segurança que fornece proteção VMCa, com o objetivo de aumentar a segurança durante regimes de vôo de baixa velocidade e e à baixa altitude na operação de jatos bimotores.

O autothrottle Thrust Sense permite o controle automático das configurações de potência do motor, mantendo os níveis de potência dentro de limites seguros. Os pilotos podem se concentrar em pilotar a aeronave, em vez de “caçar” uma velocidade específica. O sistema LifeGuard também oferece proteção contra situações de velocidade excessiva e velocidade abaixo da mínima em todas as fases do vôo.

A ISU – Integrated Standby Unit, ou Unidade em Espera Integrada – disponível do IS&S permite uma interface de controle do autothrottle completa, bem como capacidade de modo standbye.  

Os instaladores de fábrica estimam um tempo de inatividade de 3 dias para a instalação do sistema IS&S numa aeronave.

O sistema autothrottle Thrust Sense para a linha do bimotor turboélice King Air abrange as séries 200 e 300, recentemente. O sistema também é disponível para o monomotor turboélice Pilatus PC-12.

Em setembro, a IS&S informou a Certificação Tipo Suplementar (STC/CST) sistema autothrottle Thrust Sense nos modelos King Air pelas autoridades EASA (européia) e TCCA (canadense), para assim passar a acumular mais de 40 aprovações/homologações do sistema pelo mundo fora do EUA, incluindo Austrália, Argentina, Brasil, China, México, Filipinas, África do Sul e Taiwan, entre outros países. À ocasião, a IS&S ainda promoveu que junto com o maior número de países que atualmente certificam o Thrust Sense estão os números reais de diferentes configurações King Air agora compatíveis com o acelerador automático IS&S. As categorias de aparelhos King AirThrust Sense recentemente customizados incluem aeronaves de missão especial, alcance estendido, operação com sobrepeso e modificadas pela Blackhawk.

A IS&S registrou: “Estamos sentindo uma onda de maior aceitação em segurança e desempenho do Thrust Sense por parte de proprietários e operadores da aviação executiva em todos os sete continentes. Com a perspectiva de movimentos gerais da aviação aumentando significativamente com a recuperação da pandemia, vemos que há uma maior atenção dos operadores de aeronaves em aumentar ainda mais a utilidade e o valor do King Air, reduzindo a carga de trabalho [de tripulantes] em suas operações de vôo. O Thrust Sense é um grande exemplo das capacidades da IS&S como uma peça-chave no fornecimento da tecnologia necessária para entregar a automação da cabine para o próximo nível”. [EL] – c/ fontes