Jato Falcon 900EX é atualizado com modificações extensivas na África do Sul, com trabalhos na asa, cabine e trem de pouso conduzidos durante uma inspeção Check-2C pela ExecuJet MRO Services, em Joanesburgo, em 17.03.25


A instalação da ExecuJet MRO Services em Joanesburgo, na África do Sul, concluiu modificações extensivas em um jato executivo Dassault Falcon 900EX durante uma inspeção de manutenção pesada Check-2C.

Divulgando a atualização nesta semana, a organização de manutenção, de propriedade da Dassault Aviation, informou que o projeto incluiu tarefas adicionais, como remover e reinstalar a superfície externa da asa e modificar sua baia seca (dry bay). A modificação adicionou uma área de limite selada (sealed boundary área) no tanque de combustível estrutural da asa, agindo como um n de segurança e fornecendo uma camada extra de proteção à aeronave.  O processo intensivo de trabalho envolveu a remoção e recolocação de cerca de 2.000 parafusos. Uma reforma do interior da cabine e a revisão do trem de pouso foram feitas adicionalmente durante a verificação 2C programada para minimizar o tempo de inatividade da aeronave.O proprietário da aeronave é um cliente recorrente do centro da ExecuJet MRO Services South Africa do Aeroporto Internacional de Lanseria, em Joanesburgo.

De acordo com Vince Gonçalves, vice-presidente regional para a África da ExecuJet MRO Services, a instalação de Joanesburgo é popular entre os proprietários-operadores de jatos Falcon porque é um centro de serviços de propriedade de fábrica com equipe totalmente treinada pela Dassault. “Damos suporte a todos os modelos Falcon em produção em nossa instalação”, explicou Gonçalves. “Com o número crescente de Falcon na região, esperamos mais trabalho de manutenção de linha e base chegando à instalação”, disse Gonçalves.

Os jatos Falcon trireatores (3 motores) da Dassault são populares entre os operadores africanos devido ao seu alcance e desempenho de pista, particularmente em condições de operação em calor e alta elevação.

Separadamente, a ExecuJet MRO Services South Africa também concluiu a inspeção Check-1C em um jato Falcon 50B registrado na África do Sul. [EL]