Jatos Dassault Falcon terão à disposição (via STC) sistema de comunicação por satélite (SATCOM) JetWave X (JWX), a versão mais recente do sistema de banda Ka da Honeywell, em 27.02.25


A Honeywell e a Dassault assinaram um acordo para instalação de sistema de comunicação por satélite (SATCOM) JetWave X (JWX), a versão mais recente do sistema de banda Ka da Honeywell, em jatos executivos Falcon. Os sistemas JWX estarão disponíveis em 2026 para instalações de adaptação e retrofit.

O sistema JWX combina perfeitamente o acesso às duas redes de satélites da Viasat para fornecer mais capacidade global. Além dos satélites ViaSat-3 e Global Xpress (anteriormente Inmarsat) em órbita geoestacionária, os satélites GX10A e B da ViaSat em órbitas altamente elípticas em breve fornecerão cobertura sobre o Ártico. As velocidades do sistema não têm limite, com download de até 200 Mbps. Os planos de serviço começam em US$ 2.795 por mês para cobertura regional e os planos globais sem limite têm “preços competitivos”, de acordo com a Honeywell.

O design de arquitetura aberta do JWX permite acesso a futuras redes de SATCOM de banda Ka, “tornando-o agnóstico de rede e à prova do futuro”, divulgou a Honeywell. A atualização do JetWave para JetWave X (JWX) envolverá “pequenas modificações estruturais e de fiação”.

Os operadores de jatos Dassault Falcon podem usar o FalconConnect “para acessar redes, incluindo 3G/4G em solo, Wi-Fi, banda L Inmarsat, Iridium Classic e Next, bandas Ku e Ka da Viasat ou banda Ka Jet ConneX. E também é expansível para acomodar desenvolvimentos futuros”.

O primeiro Certificado Tipo Suplementar (STC) JWX para jato Dassault Falcon será para série 900 no terceiro trimestre deste ano, com aprovações semelhantes planejadas seguidas para as séries Falcon 2000 e os modelos, 6X, 7X, 8X e 10X. [EL]