Jeppesen/ForeFlight enfrentam problemas na plataforma de informações aeronáuticas, por “ataque cibernético”, em 06.11.22


Nesta sexta dia 04, a Jeppesen (uma divisão da Boeing) notificou os clientes por meio de seu site que está “atualmente enfrentando problemas técnicos com alguns de nossos produtos, serviços e canais de comunicação”. A provisão de NOTAM é um serviço da plataforma que não está funcionando. O aviso de interrupção da Jeppesen em seu site registra: “Estamos trabalhando para restaurar a funcionalidade o mais rápido possível”.

Uma postagem no blog da ForeFlight (a ForeFlight também é propriedade da Boeing) alertou sobre o problema do serviço de acesso a NOTAM e forneceu links para sites alternativos para pesquisa de NOTAM. “Nosso provedor de NOTAMs está enfrentando problemas técnicos com seus serviços que estão afetando o recebimento e processamento de novos NOTAMs pelo ForeFlight. Estamos trabalhando para restaurar nossa fonte de NOTAM o mais rápido possível”.

“Os operadores de vôo são lembrados de que as autoridades de publicação de NOTAM (NoF)/prestadores de serviços de navegação aérea (ANSP – Air Navigation Services Providers) para os países de partida, sobrevoo e chegada são fontes alternativas de NOTAM”, divulga, os serviços da Boeing.

De acordo com um comunicado da Boeing, “Nossa subsidiária, Jeppesen, sofreu um incidente cibernético que afetou certos produtos e serviços de planejamento de vôo. Houve alguma interrupção no [serviço de] planejamento de vôo, mas neste momento não temos motivos para acreditar que esse incidente represente uma ameaça às aeronaves ou à segurança de vôo. Estamos em comunicação com clientes e autoridades regulatórias e trabalhando para restaurar o serviço completo o mais rápido possível”, completa a Boeing no seu comunicado. [EL] – c/ fontes