Juntando-se à Gulfstream e à Dassault, Textron Aviation não participará como expositora da NBAA-BACE 2024, em 27.09.24


A editora da revista mensal da mídia AIN Kerry Lynch divulgou, em post no dia 25, notícia que a Textron Aviation decidiu não participar como expositora da edição 2024 da convenção anual da associação da aviação executiva americana – a NBAA-BACE -, programada para 22 a 24 de outubro, em Las Vegas, no Nevada.

A desistência da Textron é a terceira “baixa” da convenção da NBAA entre grandes fabricantes de aeronaves, seguindo a Gulfstream e a Dassault.

A Textron Aviation divulgou uma declaração na manhã do dia 25 divulgando “continua seu foco em projetar e entregar a melhor experiência de aviação para nossos clientes enquanto mantemos nossas operações comerciais durante este período. Com isso, a Textron Aviation e a TRU Simulation, uma empresa afiliada à Textron Aviation, não participarão como expositores na 2024 [NBAA-BACE]”. A fabricante acrescentou que aprecia seu envolvimento de longa data em eventos do setor e espera “oportunidades futuras para mostrar nossos produtos líderes do setor”.

Lynch aponta que, embora não tenha elaborado mais, a decisão da Textron vem em meio a uma greve que a fabricante sofre iniciada nesta semana no dia 23 (segunda-feira) envolvendo 5.000 membros da Associação Internacional de Maquinaria (IAM – International Association of Machinists) – unidade regional 774 Distrito 70.  A greve ocorreu apesar da recomendação do comitê de negociação local de que os membros aceitassem a oferta da fabricante. Embora a Textron Aviation tenha dito que “se preparou para esse cenário para garantir que o negócio continue operando para os clientes”, um analista da Jefferies estimou que a greve pode vir interromper 15 entregas de jatos e reduzir as receitas em US$ 300 milhões.

A decisão da desistência de participação da NBAA-BACE 2024 antecipada de algumas semanas (cerca de 1 mês) da convenção, é uma surpresa. Na verdade, a Textron Aviation sediou uma coletiva de imprensa pré-NBAA-BACE no início deste mês em Wichita, sua sede.

Após a decisão da Textron da desistência de participação da NBAA-BACE 2024, a NBAA divulgou uma declaração contendo: “Nós da NBAA apreciamos nossa parceria com a Textron Aviation, como expositores de eventos da NBAA e principais colaboradores nas maiores prioridades do setor, incluindo segurança da aviação, sustentabilidade e desenvolvimento da força de trabalho. Fomos informados pela liderança da empresa que seu foco em operações comerciais impedirá sua participação na NBAA-BACE este ano. Respeitamos sua decisão e esperamos recebê-los de volta aos futuros eventos da NBAA”.

Para a NBAA, no entanto, a decisão da Textron sucede a mesma opção das fabricantes Gulfstream Aerospace e da Dassault Aviation, de não participação da convenção NBAA-BACE.

A Gulfstream enfatizou que está buscando eventos menores e mais regionais para atingir seus clientes, enquanto acredita-se que a Dassault esteja optando por um modo de participação a cada dois anos.

“Acho que todos nós ficamos intrigados em ver e ouvir sobre os sucessos que as organizações estão tendo ao hospedar eventos menores e mais íntimos com seus clientes de aviação executiva, onde a qualidade da interação (pessoas, produtos e serviços) é o foco”, observou nesta questão Rolland Vincent, presidente da Rolland Vincent Associates. Vincent sugeriu que os atrasos de aeronaves de 18 a 24 meses também podem influenciar as avaliações das fabricantes sobre os grandes eventos, principalmente devido aos custos, e disse: “Acho que o tempo longe do escritório para participar desses eventos se tornou um desafio ainda mais significativo do que antes”.

Em sua submissão à publicação de setembro do mercado de aeronaves executivas AvBuyer, o analista de aviação Brian Foley ressaltou a importância dessas decisões, apontando que a receita gerada pelos eventos da associação caiu de 63% de todas as suas receitas em 2019, aproximadamente equivalente a US$ 34 milhões, para 56% de todas as suas receitas em 2023, equivalente a US$ 28 milhões.

Em seu artigo, “Just when the industry needs them most” [Apenas quando a indústria mais precisa deles], Foley observou que a NBAA tem sido criativa ao aumentar as receitas por meio de outras fontes.

Apontando para ameaças emergentes à aviação executiva, como auditorias de aeronaves e potenciais aumentos de impostos, Foley enfatizou: “A indústria sem dúvida precisa da defesa da NBAA mais do que nunca, mas com rumores de ainda mais fabricantes-âncoras se retirando completamente da NBAA-BACE, este é um momento em que a NBAA precisa de apoio contínuo da indústria”.

Foley acrescentou que grupos de defesa da aviação executiva ao redor do mundo enfrentaram desafios semelhantes com menos expositores, possivelmente minando algumas de suas habilidades de fazer um grande evento (show). “Embora as associações tenham se adaptado gradualmente a esses desafios, elas ainda precisam de apoio contínuo de seus constituintes para fazer lobby efetivamente em seu nome”.

Para a NBAA, parte disso pode ser cíclico. As fabricantes ao longo dos anos continuaram a alterar suas pegadas, optando para participação nos eventos (feiras) apenas com exibição estática de aeronaves com um estande de suporte ao cliente simbólico dentro e, no próximo evento, por uma exibição completa dentro do salão de convenções.

O presidente e CEO da NBAA, Ed Bolen, reconheceu anteriormente a necessidade constante de progredir conforme as feiras-convenções evoluem. “Tudo na vida muda — como vamos reagir e trabalhar para lidar com essa mudança”, disse Bolen para a AIN. [EL] – c/ fonte