King Air 350 equipado com winglet da Tamarack comprova velocidade em viagens para apresentação na feira de aviação executiva NBAA-BACE, e pede registro de dois recordes em duas viagens longas, em 23.11.22


A Tamarack Aerospace apresentou, nesta semana, pedidos de recorde, de viagem entre pares de cidades, para o reconhecimento da NAA – National Aeronautic Association (associação nacional de aeronáutica) e da EFAI – European Federation Aeronautique International (federação européia aeronautica internacional), relativamente a vôos de um King Air 350 equipado com winglet SmartWing, de/para a feira de aviação executiva americana NBAA-BACE 2022, que aconteceu em Orlando, na Flórida, em outubro passado.

O primeiro recorde de segmento aéreo foi para um vôo (sem escalas) de 2.032,8 MN de Spokane, no estado de Washington, para Orlando, em 16 de outubro. A viagem foi realizada em 07h46m, a uma velocidade aerodinâmica média (TAS) de 240 KT.

Ao final da feira, o King Air voou para o oeste da Flórida, de Orlando para Henderson, no Estado Nevada, cobrindo 1.770,7 MN. Com uma escala em Albuquerque, no Novo México, o segundo trecho do vôo enfrentou ventos contrários e gelo ao cumprir a missão em 08h08m, a uma velocidade aerodinâmica média (TAS) de 295 KT.

O fundador e CEO da Tamarack, Nick Guida, que copilotou ambas as viagens, disse que os recordes demonstram os benefícios da instalação do winglet SmartWing em termos de economia de combustível, maior alcance, estabilidade, suavização do vôo e benefícios de segurança associados.
“Os militares estão especialmente interessados ​​em nosso maior alcance e autonomia para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento [ISR – Intelligence, Surveillance and Reconnaissance] para turboélices menores e transportadores de grande porte, e nossos King Air atualizado possui recursos que permitem adicionalmente decolagens e pousos em condições de pista em alta altitude sob elevada temperatura”, disse Guida.

As reivindicações de recorde seguem um reconhecimento anterior que ganhou o Prêmio de Registros de Aviação Mais Memorável da NAA por um vôo sem escalas, em 26 de janeiro de 2021, de Portland, no Maine, para West Palm Beach, na Flórida, em um CitationJet equipado com asas modificadas com winglets ativos TLAS, da Tamarack.

Adicionalmente a aviões de menor porte, a Tamarack ampliou seu horizonte passando a olhar o segmento de modificações de asa com winglets de aeronaves de grande porte e já divulga ter “conversas sérias” com uma operadora (cia.) aérea para modificações do Airbus modelo A320. [EL] – c/ fontes