King Air B200 alterna destino para Petrolina, em vôo do PA para BA, pousando normalmente após após falta de indicação travamento do trem de ‘nariz’ na chegada do destino intencionado, em 28.01.23
No dia 12 (jan.), por volta das 11:20Z (08:20LT), o bimotor turboélice Beechcraft King Air B200 de matrícula PR-FVP decolou do aeródromo público de Ourilândia do Norte (SDOW), neste município do Pará, com destino do Aeródromo Mina Caraíba (SNMI), em Jaguarari, na BA, em vôo privado, transportando três passageiros e mais dois pilotos (POB 5).
No circuito de tráfego do destino, às 15:25Z (12:25LT), não houve indicação de travamento do trem de ‘nariz’ na posição embaixo. A tripulação decidiu prosseguir para o aeródromo de destino alternativo, no Aeroporto Senador Nilo Coelho (SBPL), em Petrolina, na PE, a cerca de 49 MN a NW do “Mina Caraíba” (SNMI), tendo o pouso ocorrido normalmente, com sucesso, na pista de 45 x 3.250 m., asfaltada.
Ao momento do pouso, o tempo no “Senador Nilo Coelho” (SBPL) era muito bom, em condição VMC, com vento sudeste moderado (140°/12KT), visibilidade de 10 km ou superior, céu nublado com Teto a 2.700 pés, temperatura do ar de 25°C e pressão atmosférica (QNH) de 1.015 hPa.
METAR SBPL 121000Z 15007KT 9999 SCT027 25/20 Q1015=
METAR SBPL 121100Z 14012KT 9999 BKN027 25/18 Q1015=
METAR SBPL 121200Z 14011KT 9999 SCT030 28/18 Q1016=
A ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como incidente de “trem de pouso”. Os trabalhos relativos à investigação aeronáutica (pelo CENIPA) da ocorrência estão em finalizados, o avião tendo sido liberado para o operador.
O avião Beechcraft King Air B200 (BE20) de matrícula PR-FVP é o aparelho com registro de produção sn BB-1969 e ano de fabricação 2007, de propriedade de Pessoa Física mas operado pela empresa aérea pelo RBAC-135 Sales Táxi-aéreo (de SP), por meio de acordo de Cessão de Uso (Comodato), sendo registrado na categoria de transporte Serviço Público Não-regular, com último registro de compra/transferência em outubro de 2020. O avião é aprovado para 9 passageiros e MTOW de 5.670 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em dezembro de 2020, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até novembro (2023).
Na jurisdição do CINDACTA-III (FIR Recife – SBRE), o Aeródromo privado Mina Caraíba (SNMI), em Jaguarari, na BA, é aprovado para operação VFR diurna, com pista (17/35) de 36 x 1.199 m., de terra, com resistência admissível de piso para aeronaves com até 5.700 kg, em elevação de 1.480 pés.
A viagem do aeródromo público de Ourilândia do Norte (SDOW), neste município do Pará, para o destino do Aeródromo Mina Caraíba (SNMI), em Jaguarari, na BA, em rota direta (SE) dista cerca de 690 MN.
Rota direta SDOW-SNMI cruzaria aerovias tanto em espaço inferior como superior (principalmente), com a alternativa de balizamento por rádio-auxílio os VOR de Carajás (CRJ), ou eventualmente Marabá (MRB), e Petrolina (PTL), separados de 595 MN, ou uma rota “composta” com uso de fixos de rota das aerovias em cruzamento.
Na jurisdição do CINDACTA-IV (FIR Amazônica – SBAZ), a 74 MN a SW de Parauapebas-Carajás (SBCJ), o aeródromo público de Ourilândia do Norte (SDOW) é homologado para operação VFR diurna/noturna, com pista (14/32) de 30 x 1.200 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 11, em elevação de 751 pés. No momento, o aeródromo tem restrição de operação; ROTAER informa a proibição de operação de pouso de avião com motor à reação (turbojato), e InfoTemp 2110M/22, divulgado em 11/10/2022 e com validade de 11/10/22 a 30/04/23, informa o “fechamento” da pista 14 para pouso e da pista 32 para a decolagem, devido a obstáculo.
ROTAER informa a existência “obstáculo de aeródromo” de torre, sem iluminação, com elevação de 391 m./1.283 pés (532’ AAL), violando a superfície horizontal interna do Plano Básico de Zona de Proteção do Aeródromo (PBZPA), com locação nas coordenadas 06°45’43,60”S/051°04’29,60”W, em ponto a 1,5 MN no RM 290° (a oeste) do ARP (e 1,2 MN no RM 285° da cabeceira 14). Este ponto dista do eixo estendido da pista cerca de 0,72 MN (1,3 km) transversalmente (ao eixo) e o través do obstáculo sendo 0,96 MN da cabeceira 14.
Adicionalmente, ROTAER informa a concentração de pássaros em ponto nas coordenadas 06°44’22”S/051°08’40”W em elevação de 1.099 pés (348’ AAL), à distância de 10,725 km (5,8 MN) do centro geométrico da pista.