King Air C90 tem evento de colisão com ave (urubu) na ponta de uma asa na decolagem/saída do “Bacacheri”, em Curitiba/PR, e regressa para pouso normalmente, em 26.01.23

No dia 10, às 16:15Z (13:15LT), o bimotor turboélice Beechcraft King Air C90A de matrícula PR-ARC decolou do Aeroporto Bacacheri (SBBI), no município de Curitiba, no PR, com destino do aeródromo Fazenda Mosquito (SDOR), no município de Orlândia, em SP, em vôo privado, com três ocupantes (sendo um passageiro e dois pilotos). Após a decolagem da pista 36, o avião colidiu a ponta da asa esquerda contra um urubu. O avião regressou para o “Bacacheri” e pousou às 16:19Z (13:19LT), após vôo de apenas 4 minutos. O avião teve danos leves.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como incidente de “colisão com ave”. Os trabalhos relativos à investigação aeronáutica (pelo CENIPA) da ocorrência estão finalizados, o avião tendo sido liberado para o operador.
Ao momento da operação, o tempo no “Bacacheri” (SBBI), com pista 18/36 em altitude de 3.059 pés, conforme boletins METAR, era bom, em condição VMC, com vento fraco passando à direção predominante de 080°, com variação de direção de 050° e 150° (variação de 100°, com variação média de 100°), visibilidade de 10 km ou superior, céu nublado com Teto a 2.500 pés e com poucas nuvens TCU com base a 3.000 pés, temperatura do ar de 24°C e pressão atmosférica (QNH) de 1.018 hPa:
METAR SBBI 101500Z VRB03KT 9999 BKN025 FEW030TCU 24/18 Q1018=
METAR SBBI 101600Z 08005KT 050V150 9999 BKN025 FEW030TCU 24/18 Q1018=
METAR SBBI 101700Z 06006KT 360V090 9000 -RA BKN030 FEW035TCU 22/19 Q1017=
SPECI SBBI 101730Z 06007KT 030V110 9000 -TSRA FEW010 BKN030 FEW035CB 23/20 Q1016=
O Beechcraft King Air C90A de matrícula PR-ARC é o aparelho com registro de produção sn LJ-1739 e fabricação 2005, sendo propriedade de Pessoa Jurídica (de natureza financeira – de Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) e operado por Pessoa Física (em alienação fiduciária), sendo registrado na categoria do transporte privado, com último registro de compra/transferência (no RAB) em agosto de 2022. O avião é aprovado para até 7 passageiros e MTOW de 4.581 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em maio de 2022, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até agosto (2023).
O vôo era do Aeroporto Bacacheri (SBBI), no município de Curitiba, no PR, para o aeródromo Fazenda Mosquito (SDOR), no município de Orlândia, em SP, a cerca de 290 MN a N-NE, e a 25 MN a NW-N de Ribeirão Preto/SP (SBRP) e aproximadamente entre Barretos (40 MN a W-NW) e França (a 30 MN a NE).
A rota direta SBBI-SDOR cruza diversas aerovias de espaço inferior e superior, com a alternativa de balizamento por rádio-auxílio os VOR de Curitiba (CTB) e Ribeirão Preto (RPR), separados de 275 MN, ou uma rota “composta” com uso de fixos de rota das aerovias em cruzamento.
Em elevação de 3.059 pés, o “Bacacheri” (SBBI) tem pista (18/36) de 31 x 1.390 m., para operação VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna (com procedimentos de saída e aproximação por navegação por satélite, para as duas cabeceiras, e mais uma saída do tipo OMNI, das duas cabeceiras, e um procedimento de aproximação NDB, para duas cabeceiras.
Na jurisdição do CINDACTA-I (FIR Brasília – SBBS), o aeródromo privado “Fazenda Mosquito” (SDOR) tem pista (16/34) de 24 x 900 m., de terra, com resistência admissível de piso para aeronaves com até 5.600 kg, em elevação de 2.415 pés, para operação VFR diurna, conforme dados em ROTAER.