King Air C90 tem incidente de falha de motor na saída noturna (em VMC) de Congonhas/SP e alterna pouso em operação monomotor em Sorocaba/SP, em 07.02.22


No dia 20 (jan.), o bimotor turboélice King Air C90 de prefixo PT-OPR (registro de produção sn LJ-870, fabricação em 1979), do transporte privado, decolou do aeroporto de Congonhas (SBSP), em São Paulo/SP, com destino do Aeroporto Ten. Cel. Av. César Bombonato (SBUL), em Uberlândia/MG, com seis ocupantes, sendo quatro passageiros e dois 2 pilotos.

Na subida, os tripulantes observaram oscilação de torque e um ruído no motor direito, decidiram realizar procedimento de corte do motor e prosseguiram para pouso alternado no aeródromo de Sorocaba (SDCO), em SP. O pouso foi realizado sem anormalidades.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de falha de motor em vôo, registrado no no horário de 00:10Z do dia 20 (21:10LT do dia 19). No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para os operadores.

O avião é propriedade de uma Pessoa Física e é operado compartilhadamente pelo proprietário e um Pessoa Jurídica, registrado na categoria de transporte de Serviço Aéreo Privado (TPP/RBAC-91), com último registro de compra/transferência em outubro de 2020. O avião é aprovado para capacidade de até seis passageiros e MTOW de 4.377 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em novembro de 2022, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até novembro de 2022.

O Aeroporto Ten. Cel. Av César Bombonato (SBUL), em Uberlândia/MG, dista aproximadamente 300 MN (rota direta/RM 004º) de S. Paulo/Congonhas (SBSP). Voando por aerovia (inferior) Z82 a partir do VOR de Pirassununga (a 105 MN no curso 360º a partir de SBSP) até VOR de Ribeirão Preto, e após pela Z41 (até SBUL), a rota soma 300 MN.

O aeroporto de Sorocaba (SDCO) dista 47 MN a W-NW (RM 302º) de S. Paulo/Congonhas (SBSP). Em elevação de 2.083 pés, tem pista (01/19, ex-18/36) de 30 x 1.480 m., de asfalto, com homologação para operação VFR/Diurna e Noturna. O aeródromo tem serviço de controle de tráfego aéreo no expediente parcial (de 10H) de 11:00-21:00Z (08:0018:00LT), diariamente, e opera com serviço de informação de tráfego aéreo (AFIS), em dois turnos, de 09:15-10:59Z (06:15-07:59LT) e de 21:01-01:45Z (18:01:22:45LT), diariamente – ou seja antecedendo e posteriormente o serviço ATC. Conforme ROTAER, balizamento noturno funciona no horário de 09:15-01:45Z (06:15-22:45LT), ou por solicitação para demais horários.

O aeroporto abriga um pólo de manutenção aeronáutica, com várias organizações com instalações de serviço no aeroporto.

Boletins METAR dos dois aeroportos (SBSP e SDCO), o tempo era bom (em VMC). Sorocaba operava com trovoada na vizinhança (após trovoada e chuva leva no aeródromo), vento leste fraco-moderado, visibilidade de 10 km ou superior, com poucas nuvens com base a 3.500 pés e com CB a 4.500 pés (estabilizado, desde reporte às 20:29Z) e nuvens esparsas com base a 10.000 pés, temperatura de 22ºC e QNH de 1.019 hPa.

METAR SBSP 192300Z 11006KT 9999 FEW046 22/17 Q1021=
METAR SDCO 192300Z 35008KT 330V030 9999 VCTS SCT035 FEW045CB BKN100 22/18 Q1018= 

METAR SBSP 200000Z 14003KT 080V190 CAVOK 22/16 Q1021=
METAR SDCO 200000Z 09009KT 9999 VCTS FEW035 FEW045CB SCT100 22/18 Q1019= 

METAR SBSP 200100Z 20004KT 140V240 CAVOK 22/17 Q1022=
METAR SDCO 200100Z 18003KT 150V230 9999 VCTS FEW035 FEW045CB SCT100 22/19 Q1020=
   SPECI SDCO 200145Z 23005KT 190V250 9999 FEW035 BKN100 21/18 Q1020=