King Air F90 tem incidente de pouso após perda de controle no solo durante corrida pós-toque, em aeródromo privado em Rancharia/SP, em 09.04.22
No último dia 28 passado (segunda), o bimotor turboélice Beechcraft King Air F90 de matrícula PT-LQC (registro de produção sn LA-132, fabricação 1981) decolou do Aeródromo Governador José Richa (SBLO), em Londrina/PR, com destino do Aeródromo Fazenda Santana (SDRC), em Rancharia/SP, com cinco ocupantes (sendo quatro passageiros e 1 tripulante), em vôo de transporte privado. Durante pouso, na corrida pós-toque, às 17:00Z (14:00LT), o avião perdeu o eixo da pista à direita e, durante a correção, tocou a ponta das pás do motor direito no solo. O avião teve danos leves e os cinco ocupantes não tiveram ferimentos.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de perda de controle no solo (LoC-G). O avião já está liberado para o operador no tocante à investigação aeronáutica.
O aeródromo (privado) Fazenda Santana (SDRC), em Rancharia/SP, dista 70 MN a norte-nordeste de Londrina (SBLO). Fica a leste de Presidente Prudente (SBDN), a 30 MN, e a oeste de Marília (SBML), a 52 MN. Está na FIR Curitiba (SBCW), em jurisdição do CINDACTA-II.
Em elevação de 1.608 pés, o aeródromo Fazenda Santana (SDRC), ao norte do centro de Rancharia, tem pista (04/22) de 18 x 900 m., de asfalto, com resistência de pavimento para aeronaves com peso máximo de 5.700 kg, com aprovação para operação VFR diurna.
Ao horário do pouso, os aeroportos de Presidente Prudente (SBDN), em elevação de 1.483 pés a 30 MN a oeste, e de Marília (SBML), em elevação de 2.133 pés a 52 MN a leste, era bom, com visibilidade “ilimitada” de 10 km ou superior, céu nublado com Teto de 4.000 pés em SBDN (base à altitude de 5.483 pés) e de 3.000 pés em SBML (base à altitude de 5.133 pés) – permitindo uma suposição de base de nuvem no aeródromo em Rancharia de 3.700 pés). O vento era do quadrante NE, de fraco a fraco-moderado. A temperatura era da ordem de 30ºC e QNH de 1.016 hPa.
METAR SBDN 281600Z 05005KT 9999 BKN033 31/21 Q1016=
SPECI SBML 281610Z 09008KT 9999 BKN030 29/22 Q1018=
METAR SBDN 281700Z 02003KT 9999 BKN040 31/21 Q1015=
METAR SBML 281700Z 09010KT 9999 BKN030 30/22 Q1017=
METAR SBDN 281800Z 25004KT 9999 BKN040 31/21 Q1014=
METAR SBML 281800Z 08008KT 9999 SCT040 29/21 Q1016=
Imagem satélite (infravermelho) – 17:10Z (28/03) / 14:10LT (28/03)
O avião é de propriedade compartilhada de duas Pessoas Jurídicas, que também são as operadoras. O avião está registrado na categoria do transporte privado (TPP/RBAC 91), com último registro de compra/transferência em fevereiro de 2021. O avião é aprovado para capacidade de até sete passageiros e MTOW de 4.967 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em abril de 2021 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até próximo julho.