LanzaJet recebe aporte de US$ 50 mi para concluir unidade de produção de SAF a partir de álcool, em 18.01.22
A empresa de tecnologia de combustível sustentável LanzaJet, sediada no Illinois,/EUA, recebeu um investimento de US$ 50 milhões do Fundo Microsoft Climate Innovation, que, de acordo com a LanzaJet, permitirá concluir sua instalação de produção de álcool para QAv em Freedom Pines, na Georgia/EUA. A Microsoft fez o investimento como parte de suas aspirações duplas de ser neutra em carbono até 2030 e promover uma economia de adição líquida zero.
A tecnologia de álcool para QAv (Jet-A) da LanzaJet está em desenvolvimento há mais de uma década por meio de uma parceria inicialmente entre a LanzaTech e o Laboratório Nacional do Noroeste do Pacífico do Departamento de Energia (DoE) do EUA.
Com conclusão da unidade de produção prevista para este ano, a instalação terá capacidade para produzir 10 milhões de galões de combustível de aviação sustentável (SAF) e diesel renovável por ano, a partir de 2023.
Em setembro, o governo Biden divulgou um plano ambicioso para aumentar a produção de SAF no EUA para pelo menos três bilhões de galões por ano até 2030, e a LanzaJet espera fazer sua parte para atingir esse objetivo.
“Definimos uma ambição ousada de apoiar a Casa Branca com uma meta de 1 bilhão de galões (3,8 bilhões de litros) de combustíveis sustentáveis até 2030”, disse o CEO Jimmy Samartzis. “Com o apoio da Microsoft, esta primeira planta expande significativamente a produção de combustíveis sustentáveis nos EUA, estabelece a Georgia como líder em tecnologia limpa e é a base para nós como o primeiro produtor de combustíveis sustentáveis de álcool para querosene”, completou Samartzis. [EL] – c/ fontes
