Learjet 35 TPX colide com ave durante procedimento de aproximação em Teresina/PI, em 14.10.21

No último dia 08, o jato executivo Learjet 35A de prefixo PT-LOE (registro de produção sn 393, ano de fabricação 1981), operado pela Sete Táxi-aéreo, decolou do Aeroporto de Congonhas (SBSP), em São Paulo/SP, por volta das 13:10Z (10:10LT), com destino ao Aeroporto Senador Petrônio Portella (SBTE), em Teresina/PI, à distância de 1.135 MN no rumo norte (ou 1.175 MN por aerovia superior, via Confins), em vôo privado, com cinco ocupantes, sendo três passageiros e dois pilotos.
Às 16:20Z (13:20LT), em procedimento de aproximação no destino, a 1.900 pés, a aeronave veio a colidir com um pássaro. A tripulação prosseguiu na aproximação e efetuou o pouso em segurança. A aeronave teve danos leves.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de colisão com ave. No tocante à investigação aeronáutica, o jato já está liberado para o operador.
O tempo no “Petrônio Portela” (SBTE) era bom, em condição VMC, com visibilidade de 10 km ou superior, céu com uma camada – no METAR da hora do incidente sendo de nuvens esparsas com base a 4.000 pés, e no METAR subsequente sendo de poucas nuvens com base a 4.000 pés – com a elevada temperatura (calor) de 35ºC (em processo de elevação para chegar a 36ºC, a máxima do dia), pressão atmosférica (na onda barométrica) em redução para 1.007 hPa (em processo para chegar a 1.006 hPa); o vento era fraco, de oeste (no METAR vigente para o horário da aproximação), após incidência de NE, e para ser reportado de SW.
METAR SBTE 081300Z 05006KT CAVOK 32/22 Q1011=
METAR SBTE 081400Z 09005KT CAVOK 33/22 Q1010=
METAR SBTE 081500Z 10005KT 9999 SCT040 34/22 Q1009=
METAR SBTE 081600Z 26005KT 9999 SCT030 35/21 Q1007=
METAR SBTE 081700Z 19007KT 9999 FEW040 36/21 Q1006=
METAR SBTE 081800Z 24005KT CAVOK 36/20 Q1006=
Em altitude de 220 pés, o “Petrônio Portela” (SBTE) tem pista 02/20 de 45 x 2.200 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 46. As aproximações IFR são com procedimentos VOR e RNAV, para as duas cabeceiras. A operação VFR tem carta VAC, estabelecendo (para asa fixa) entrada pelo setor leste, com perna de vento para esquerda para pista 20 e para direita para pista 02, à altitude de mínima de 1.300 pés.
A oeste, a cerca de 3,5 MN, está o aeródromo privado “Domingos Rego” (SNDR), na localidade de Timon/MA, em altitude de 373 pés, com pista 02/20 de 30 x 1.518 m., asfaltada.
ROTAER informa a concentração de pássaros (urubus) nos setores de aproximação das duas pistas (02 e 20).
O avião está registrado na categoria do transporte público não-regular, com última compra/transferência em dezembro de 2020. O avião é propriedade da Aerovida Taxi-aéreo, com o operador a Sete Táxi-aéreo, em arrendamento operacional. O avião é aprovado para até oito passageiros (e mais dois pilotos), MTOW de 8.301 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em novembro de 2020, o O Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até julho de 2022.