Learjet 35A TPX tem fumaça a bordo na decolagem e regressa em pouso de emergência, em Brasília/DF, em 08.03.23


No dia 28, o jato executivo Learjet 35A de matrícula PT-LOE, operado pela AeroVida, decolou do Aeroporto Juscelino Kubitcheck (SBBR), em Brasília/DF, por volta das 15:03Z (12:03LT), com destino do Aeroporto de Altamira (SBHT), no PA (a 800 MN a NW), com dois tripulantes.

Durante a decolagem, a tripulação declarou emergência-urgência, devido à fumaça a bordo, solicitou regresso e retornou para o aeroporto, pousando normalmente.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, como incidente de “Fumaça na cabine” (F-NI).

Os trabalhos relativos à ocorrência estão finalizados, o avião tendo sido liberado para o operador.

Conforme notícia do portal g1 (em 28/03/23), o jato fez pouso de emergência no Aeroporto de Brasília, na terça dia 28, após a decolagem do aeroporto às às 12:07LT e pouso de regresso às 12:11LT, por informações da Inframerica (operadora do aeroporto). Seguindo protocolo de uma emergência, bombeiros aguardaram o pouso para prestar atendimento, na eventual necessidade; equipe médica também foi acionada. “Os procedimentos estão previstos no protocolo dessas situações”, informou a concessionária.

imagem: portal g1
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A Inframerica disse ainda que a aeronave pousou em segurança e que ninguém ficou ferido. A operação do aeroporto não foi impactada pelo pouso de emergência.

Ao momento da operação do jato, o aeroporto de Brasília operava com boas condições de meteorologia – em VMC; pelo boletim METAR vigente no momento da decolagem e pouso, a visibilidade era de 10 km ou superior, com céu esparso com base a 3.300 pés, com vento nordeste (070°/092°) fraco-moderado (9 KT), com temperatura do ar de 27°C e pressão atmosférica de 1.012 hPa:

METAR SBBR 281400Z 08010KT 040V120 9999 SCT033 26/16 Q1022=
METAR SBBR 281500Z 07009KT 9999 SCT033 27/17 Q1021=
METAR SBBR 281600Z 09009KT 9999 SCT033 28/15 Q1021=

O jato executivo Learjet 35A (LJ35/LR20) de matrícula PT-LOE é o aparelho com registro de produção sn 393 e fabricação em 1981, é propriedade e operado pela AeroVida Táxi-Aéreo (uma empresa do transporte público não-regular, regulada pelo RBAC-135), sendo registrado na categoria do transporte público não-regular/Táxi-aéreo (TPX), com último registro de compra/transferência em dezembro de 2020. O avião é aprovado para até oito passageiros e MTOW de 8.301 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em janeiro de 2022, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) estando válido até julho.

A AeroVida Táxi-Aéreo tem sede administrativa em Goiânia – no Aeródromo Nacional de Aviação (SBNV), em GO, com principal base de operação e manutenção no Aeroporto Santa Genoveva (SBGO), em Goiânia. A empresa opera os modelos bimotor a pistão EMBRAER/NEIVA EMB-810D Seneca III, bimotor turboélice Mitsubishi MU-2B-60 e bimotor turbofan Learjet 35A (com aprovação para operação em território nacional e internacional e para uso de EFB – Hardware Classe 1 e Software Classe B, e sem aprovação para operação RVSM). É autorizada para serviços aéreos de transporte de passageiros e aeromédico (nos três modelos).