Levantamento mensal da provedora de dados Jefferies mostrando que mercado de venda de jato executivos usados segue “apertado”, com pouca disponibilidade de aviões e alta de preços, apesar de tímido arrefecimento em maio passado, em 04.06.22


O mercado de jatos executivos usados à venda ​​se cedeu um pouco em maio, com o número de aeronaves à venda subindo 2% em relação a abril. Mas, o mercado continua muito mais apertado na comparação anual, com o número de jatos executivos usados ​​à venda em maio caindo 51%, o equivalente a um estoque disponível de 2,4%, segundo a analista de mercado Jefferies, citando números da Amstat.

Olhando para os jatos executivos recentes – “semin-novos” – aqueles com menos de sete anos desde a produção -, o estoque à venda disponível caiu 53% na base de comparação ano a ano, enquanto os preços aumentaram 16%.

Em maio, no total, 590 jatos executivos usados ​​estavam disponíveis para venda, em comparação com 580 em abril passado (+1,72%) e 1.198 em maio de 2021 (-50,75%).

A Jefferies observou que, embora o declínio seja amplo em todo o mercado de jatos executivos, os jatos de médio porte lideraram o declínio na disponibilidade para venda, com uma queda de 57% na base de comparação anual. Os estoques de jatos de cabine larga caíram 50% em relação ao ano anterior, enquanto no segmento de jatos leves a redução de disponibilidade de venda foi de 46%.

Apenas quatro jatos executivos da Dassault Falcon estavam à venda em maio passado – uma queda de 75% em relação ao ano anterior, o que equivale a 0,8% da frota ativa mais “jovem”.

A disponibilidade de jatos executivos da Bombardier caiu 60%, para 36 aviões, com o número de jatos do modelo médio Challenger usados ​​disponíveis para venda tendo uma queda de 68% na base de comparação anual.

A EMBRAER segue a lista com um declínio de 57% no número de jatos executivos usados ​​disponíveis para venda, com 21 aviões para venda.

Os jatos Gulfstream seguiram com uma contração de 49% ano a ano para 31, e havia 70 Cessna Citation à venda, um declínio de 45% na base de comparação anual.

Quanto ao aumento de preços, os jatos da Bombardier subiram 29%, para US$ 13,9 milhões, liderados por um aumento de 52% para jatos do modelo Global. Os preços dos jatos Cessna Citation subiram 21% e os preços das aeronaves Gulfstream aumentaram 17%. Já os preços da Dassault, no entanto, caíram um ponto percentual – com o modelo Falcon 7X perdendo valor em 7%. [EL] – c/ fontes