Lideranças da aviação geral americana otimistas com AvGas sem adição de chumbo no mercado até 2030, em 07.04.22


Postado nesta quarta dia 06, na mídia AIN, artigo de Chad Trautvetter divulga que lideranças da aviação geral, à frente de entidades representativas – como a Associação de Aviação Geral -, expressaram otimismo quanto à indústria encontrar, desenvolver e passar a oferecer um combustível aeronáutico sem adição de chumbo para troca simples de AvGas 100LL. O otimismo das lideranças foi expresso durante uma sessão da agenda da feira/exposição de aviação Sun ‘n Fun Aerospace Expo, ocorrida na manhã desta quarta dia 06.

Durante um painel de debate, o moderador John “Lites” Leenhouts, o presidente e CEO em desligamento da Sun ‘n Fun Fly-In Inc., disse que a principal questão no assunto é atualmente a maior ameaça à aviação geral, especialmente à luz de uma “Descoberta de perigo” esperada no final deste ano pela agência federal de proteção ambiental EPA, que pode definir um difícil prazo “fatal” de cumprimento, de 2030. Para a eliminação da AvGas 100LL.

O presidente e CEO da GAMA (associação de fabricantes para aviação geral), Pete Bunce, explicou que a o programa de governo EAGLE, lançado no início deste ano, visa reunir o governo federal americano e a indústria para pesquisar e testar este combustível substituto, desenvolver um processo de aprovação e estabelecer um esquema, uma rede, de distribuição para uma substituição imediata aprovada pela ASTM até o final desta década. “Os cronogramas são um compromisso entre o que é alcançável e a preservação da AvGas 100LL até que um verdadeiro substituto possa ser encontrado”, disse Bunce. “O substituto é o combustível automotivo sem chumbo de 94 octanas, que cobriria cerca de 70% da frota”, apontou Bunce.

De acordo com o presidente e CEO da EAA (associação da aviação experimental), Jack Pelton, não há ‘apetite’ no Congresso para preservar a AvGas 100LL a longo prazo. “A EPA não mudará o curso. Teremos um prazo para eliminar o chumbo, provavelmente 2030”, disse Pelton aos participantes do painel de debate.

Marc Baker, presidente e CEO da AOPA (associação de pilotos e proprietários de aeronaves), observou que os dias da AvGas 100LL provavelmente estão contados mesmo sem a emissão de uma “Descoberta de perigo” pela EPA. “Existe apenas uma fábrica em todo o mundo que produz chumbo tetraetila e não a vejo continuar a fabricar este produto além de 2030”, Baker concluiu. [EL] – c/ fontes