Líderes da NBAA e AOPA alertam para recente aumento apreciável nos acidentes de aviação geral e executiva, em 20.01.22
Os presidentes e CEO da Associação Nacional de Aviação Executiva (NBAA) Ed Bolen e da Associação de Proprietários e Pilotos de Aeronaves (AOPA) Mark Baker estão alertando para o que vêem como um aumento apreciável nos acidentes de aviação geral e executiva desde o final do ano passado e estão incentivando os pilotos a ‘desacelerar’ e voltar aos fundamentos do profissionalismo na pilotagem.
Falando durante um webinar da NBAA nesta quinta dia 20, no tema “Grande Ano, Grandes Problemas para Operadores – Perspectivas dos CEO”, Mark Baker (AOPA), chamou o recente aumento de “um pouco frustrante e preocupante”, principalmente porque “chegamos no ano passado com o recorde em segurança da aviação geral de todos os tempos e todos sabemos que a atividade aumentou significativamente”.
“Embora orgulhoso do resultado, a trajetória de acidentes e fatalidades neste ano é muito maior”, disse Baker, acrescentando que o que torna essa tendência frustrante é que os eventos envolvem tripulantes e tripulações experientes que ainda cometem erros. Baker seguiu: “Este é um momento para as pessoas fazerem uma pausa e refletirem: o que fizemos aqui para garantir que estamos partindo com segurança e não correndo riscos … e seguirem procedimentos e listas de verificação”. E apontou: “É um ano muito preocupante e não gostamos de estar no noticiário às 11 como a história principal. E, infelizmente, tivemos vários deles aqui recentemente”.
Esses acidentes são problemáticos em todo o setor, definiu Baker, sustentando que não apenas do ponto de vista da segurança mas também do setor de seguros e da percepção pública.
O presidente e CEO da NBAA, Ed Bolen, concordou. “Estar seguro [operacionalmente] e ser encarado como seguro [operacionalmente] é essencial para o crescimento de nossa indústria. E os acidentes que estamos vendo na última parte do ano passado são muito preocupantes porque [envolvem] pilotos treinados operando equipamentos sofisticados em lugares que eles conhecem em situações em que aplicamos a disciplina profissional a que estamos acostumados e que promovemos, e que não parecem ter se refletido”. Não obstante que as investigações desses acidentes ainda estão em andamento, Bolen disse: “Não estamos vendo que esses são desafios mecânicos. Estamos vendo que esses são erros de julgamento nas práticas, e essas são coisas que estão sob nosso controle”.
À medida que a indústria continua crescendo, Baker disse que os aviadores precisam desacelerar. “Como aviador, cometi muitos erros. Eu sei que minha cadeia de erros vem de não parar e desacelerar, não focar na missão em mão e não tentar fazer outra pessoa feliz”, emendou Baker. [EL] – c/ fontes