Lycoming divulga atualização sobre investigação sobre uso de combustível UL94, desencadeada pela experiência do Programa de Aviação da Universidade de Dakota do Norte, em que ocorreram danos em sede de válvula de motores a pistão, em 01.05.24


Em um desenvolvimento significativo que afeta as operações de aeronaves com motor a pistão, a Lycoming Engines divulgou uma atualização sobre sua investigação sobre um anormal recesso (entalhamento/ranhurado) de sede de válvula (valve seat recession) observada em motores que usam combustível (gasolina) UL94.

Em comunicado datado no dia 12 (abril), a Lycoming divulgou que, em junho de 2023, o programa de aviação da Universidade de Dakota do Norte (UND – University of North Dakota) fez a transição de sua frota de aeronaves a pistão por AvGas 100LL para usar gasolina UL94, um combustível sem chumbo de 94 octanas. Em outubro de 2023, após registrar 46.000 horas usando UL94, a UND identificou dano de recesso (entalhamento/ranhurado) anormal de sede de válvula (valve seat recession) em seus motores Lycoming. Após uma avaliação de risco, a UND anunciou a sua decisão de voltar ao uso da AvGas 100LL.

A Lycoming Engines conduziu uma análise da causa raiz deste problema, incluindo testes adicionais da gasolina UL94. Esta análise determinou que os componentes do motor e fuselagem estão em conformidade com as especificações e não se acredita que contribuam para o recesso (entalhamento/ranhurado) da sede de válvula. No entanto, os testes também demonstraram que, sob certas condições, o uso da gasolina UL94 pode impactar o recuo/reentrância da sede da válvula.

A análise indica que as tolerâncias de concentração de aromáticos para a gasolina UL94 podem contribuir para um recesso (entalhamento/ranhurado) da sede de válvula em certos perfis de vôo.

Os limites aromáticos não são especificados diretamente pela ASTM D7547, e concentrações aromáticas elevadas podem resultar em velocidade de chama mais lenta, calor radiante de partículas e abrasividade de partículas nas sedes de válvula, o que pode contribuir para um recesso (entalhamento/ranhurado) de sede da válvula.

A Lycoming Engines está trabalhando com a FAA para avaliar a sensibilidade dos motores a pistão aos aromáticos nos combustíveis. Se indicado por esta análise mais aprofundada, a Lycoming Engines batalhará com a indústria para definir melhor o normativo ASTM D7547 e fornecer orientação apropriada aos operadores sobre como as técnicas de empobrecimento (leaning techniques) podem impactar recesso (entalhamento/ranhurado) de sede de válvula com combustíveis com alto teor de aromáticos.

A Lycoming Engines continua comprometida com o programa da EAGLE – Eliminate Aviation Gasoline Lead Emissions (eliminação das emissões de chumbo da gasolina de aviação), da FAA, um esforço multifuncional da indústria para identificar e implantar um substituto sem chumbo de alta octanagem para 100LL para aeronaves com motor a pistão até o final de 2030, garantindo um futuro mais seguro e mais ecológico para a aviação.

Através da investigação contínua e da colaboração da indústria, a Lycoming pretende melhorar as formulações de combustíveis para prevenir problemas mecânicos e apoiar a transição do setor da aviação para combustíveis sem chumbo. [EL]