MagniX conclui teste de sua unidade de propulsão elétrica (EPU) Magni-650 em operação de vôo em altitude de 30.000 simulada, na plataforma de testes do projeto EPFD da NASA, em 29.11.24


No dia 26, a MagniX anunciou um marco histórico na conclusão dos testes de sua unidade de propulsão elétrica (EPU) Magni-650 na base de testes de aeronave elétrica da NASA (NEAT – NASA’s Electric Aircraft Testbed) em Sandusky, no Estado do Ohio (EUA).

A EPU Magni-650 teve um desempenho bem-sucedido a uma altitude simulada de 30.000 pés com uma potência máxima contínua de 700 kW.

O desempenho inovador da EPU da magniX em condições de vôo simuladas em altitude demonstra sua prontidão para a fase de teste de vôo do projeto EPFD – Electrified Powertrain Flight Demonstration (demonstração de vôo de linha de força eletrificada) da NASA e o aproxima da primeira certificação de motor elétrico do mundo.

Na próxima etapa do projeto EPFD, um dos quatro motores à turbina na aeronave (quadrimotor) de teste de Havilland DASH-7 da MagniX será substituído por um trem de força elétrico Magni-650, com vôos de teste planejados para 2026.

A etapa final do programa terá um segundo motor à turbina original do DASH-7 substituído por outro trem de força MagniX. Espera-se que esta configuração reduza o consumo de combustível em até 40% em um vôo típico.

No projeto EPFD, a MagniX e a NASA exploram opções para eletrificar grandes aeronaves comerciais para entrada em serviço no final da década.

Com sede em  Washington (EUA), a MagniX já forneceu anteriormente propulsão elétrica para cinco aeronaves diferentes, incluindo um DHC-2 Beaver com a Harbour Air e um demonstrador de tecnologia inicial para o modelo Alice, da Eviation, além de propulsão para um Cessna Grand Caravan. Em julho de 2024, a MagniX lançou sua nova série de baterias Samson que fornecerá classificações de potência entre 350 e 650 kW e terá uma densidade de energia de 300 watts-hora por kg (Wh/kg) e uma vida útil de mais de 1.000 ciclos de descarga de profundidade total.

A unidade de propulsão elétrica Magni650 da MagniX consiste em um motor elétrico, baterias e um sistema de gerenciamento de energia.

“A campanha de testes NEAT nos aproximou da primeira certificação mundial de um trem de força elétrico para aviação”, disse Ben Loxton, vice-presidente de programas técnicos da MagniX. “O trabalho que estamos fazendo com a NASA no projeto EPFD permitirá a eletrificação da aviação comercial regional em eletricidade pura em rotas curtas e hibridização em rotas mais longas — passos significativos em direção à descarbonização da indústria aeroespacial”, completou Loxton.

A francesa Safran está trabalhando para obter a certificação de Tipo EASA do motor elétrico EngineUs 100. Com uma potência nominal de até 180 kW, este é o primeiro membro de uma família de sistemas de propulsão elétrica.

Em março, a FAA abriu uma consulta pública sobre as condições especiais que propõe usar para certificar os motores, que foram selecionados para programas incluindo a aeronave STOL híbrida-elétrica EL9, da Electra. [EL]


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https://aib-el.com.br/magnix-apresenta-dash-7-que-sera-utilizado-na-proxima-fase-do-programa-epfd-de-voo-eletrificado-da-nasa-em-29-08-24/